Mapa e Ministério da Fazenda reúnem-se com órgãos financeiros operadores de crédito rural

O Ministério da Agricultura e Pecuária (Mapa) e o Ministério da Fazenda realizaram uma reunião com membros do Ministério do Desenvolvimento Agrário e Agricultura Familiar (MDA), da Secretaria do Tesouro Nacional (STN) e entidades financeiras que trabalham com o crédito rural para debater as mudanças nos financiamentos à agropecuária brasileira na safra atual e da política de apoio ao crédito com recursos subvencionados.
Embora as mudanças climáticas do primeiro trimestre da safra tenham afetado as regiões produtoras, o valor agregado do crédito rural de julho a setembro registrou aumento de 11% em relação ao analisado no ano anterior, apresentando resultado positivo das entidades financeiras em comparação ao previsto na programação trimestral da safra.
O Ministério da Fazenda e o Mapa divulgaram prévias para o próximo Plano Safra, como ideias em desenvolvimento com o apoio das instituições financeiras, incorporando a revisão das regras de distribuição de recursos equivalentes para as entidades. O objetivo é garantir que os recursos relacionados ao crédito rural estejam disponíveis de acordo com a demanda dos produtores durante a safra no Brasil.
“As medidas de apoio creditício com recursos subvencionados, cuja alocação para as instituições financeiras, baseada em critérios aprimorados de competitividade, foi reconhecidamente considerada como importante avanço em termos de transparência e de eficácia na utilização de recursos públicos”, pontuou o secretário-adjunto substituto de Política Agrícola do Mapa, Wilson Vaz de Araújo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
*estagiário sob supervisão da edição
Ouça a rádio de Minas