Agronegócio

Melhor café brasileiro vem de Minas

Melhor café brasileiro vem de Minas

Um aroma frutado, como banana cristalizada e frutas vermelhas. Além disso, conta com um toque licoroso. Este é o café catuaí vermelho, produzido pelo sítio Café da Sophia, na Serra do Caparaó, divisa entre Minas Gerais e o Espírito Santo.

Foi este sabor que conquistou os jurados da Semana Internacional do Café (SIC), que foi realizada de 16 a 18 de novembro, em Belo Horizonte. O café levou o grande prêmio Coffee of The Year 2022 Brasil, um dos principais concursos realizados na SIC. Ele disputou com outros 69 finalistas de várias partes do país. O café especial é produzido a 1.250 metros de altitude, no município mineiro de Alto Jequitibá.

Um pacote de 200 gramas deve custar cerca de R$ 45.  Sophia leva o nome da filha do casal de produtores, Larissa e Lucas. Aliás, a produtora é a terceira geração de cafeicultores e decidiu trabalhar com cafés especiais em 2015.

Criado em 2012, o Coffee of The Year tem o objetivo de reunir os melhores cafés do Brasil e eleger os grandes destaques do ano, incentivando, assim, o desenvolvimento e aprimoramento da produção nacional e a divulgação de novas origens do café.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


O concurso conta com duas fases. A primeira consiste em receber as amostras de produtores de todo o Brasil que são torradas e provadas por profissionais Q-Graders e R-Graders licenciados pelo Coffee Quality Institute (CQI). Na segunda fase, as melhores amostras participam da Semana Internacional do Café e são provadas por compradores.

As 15 melhores amostras classificadas vão para a final do concurso e são degustadas pelo público. A revelação do ganhador aconteceu no último dia da SIC, na última sexta-feira (18). O concurso é voltado para produtores de todas as regiões do Brasil. (CNC)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas