Agronegócio

Melhor geleia mista do Brasil é de Minas Gerais

Produtora de Formiga, no Centro-Oeste, iniciou produção há cinco anos por inspiração da família doceira; boa parte dos insumos usados na produção é do próprio rancho de Glenda Frade
Melhor geleia mista do Brasil é de Minas Gerais
Produtora Glenda Frade no momento em que foi anunciado o 1º lugar da categoria Geleia Mista na solenidade em Brasília | Foto: Wenderson Araujo / Trilux

O agronegócio em Minas Gerais é bastante diversificado e a produção se destaca pela qualidade diferenciada. Além dos cafés, cachaças, azeites, queijos, vinhos premiados, agora Minas Gerais também é berço da melhor Geleia Artesanal Mista. A produtora vencedora é a mineira Glenda Frade, de Formiga, no Centro-Oeste de Minas. Ela conquistou o primeiro lugar na categoria Geleia Mista do Prêmio CNA Brasil Artesanal Geleia 2025, com a geleia de abacaxi com pimenta, da marca Do Rancho.

O anúncio dos vencedores foi na noite da última terça-feira em Brasília. Glenda Frade foi a única representante do Estado entre os finalistas do concurso, que é promovido pela Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA).

Conforme o Sistema Faemg Senar, a produção de Glenda Frade foi iniciada há cinco anos e teve como inspiração as receitas da família dela. “Comecei a ver algumas propagandas de cursos de geleias e resolvi fazer. As receitas foram inspiradas nos doces produzidos pela minha mãe e minha avó. Comprei um curso, estudei, experimentei, levei para os amigos. Sou de uma família de mulheres doceiras. Resolvi seguir essa tradição, inovando com as geleias”, conta.

Além de elaborar as receitas, ela também foi a responsável pelo desenvolvimento da identidade visual das geleias e pela divulgação do produto, inclusive, pelas redes sociais, que ajudaram a abrir mercados.

“Comecei a postar no Instagram, as pessoas gostaram do nome, do rótulo, se interessaram e foram consumindo cada vez mais. Nossas geleias têm o diferencial do fazer artesanal, a gente é responsável e segue cada etapa do processo produtivo, desde a escolha das frutas até a rotulagem. Acompanho todo o processo que, em sua maioria, é manual. Isso leva ao público o sentimento que temos por cada pote feito”, diz, orgulhosa.

Com o crescimento da demanda, Glenda Frade também investiu em capacitação. Através do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar) e do Sebrae, ela fez cursos e também participou de feiras.

“Fiz cursos e, com o tempo, comecei a participar das feiras e eventos com apoio das duas entidades. Isso foi importante e fez com que houvesse uma expansão muito grande da marca. Na feira, as pessoas experimentam, não compram somente pela imagem”, acrescenta.

Nas feiras, a geleia de abacaxi com pimenta se destacou. “A geleia é uma explosão de sabores. Todo mundo que experimenta, acha a geleia muito boa. Então, no concurso, não poderia ser outra”, comemora.

Produção

Hoje, a linha Do Rancho conta com 22 produtos. Por dia, são fabricados cerca de 200 potes. Além da geleia de abacaxi com pimenta, também são produzidas geleias de mexerica, pimenta defumada, frutas vermelhas, cebola, morango com manjericão, tomate com manjericão, entre outras. Há ainda opções de molho, conservas e antepastos.

Geleia
Geleia ganhadora do Prêmio CNA | Foto: Divulgação Sistema Faemg Senar

“Boa parte dos insumos utilizados na produção é do nosso rancho e só alguns itens compramos de famílias produtoras vizinhas. Além das vendas on-line, temos representantes em todo o País. Também fazemos vendas pelo Instagram e em feiras em Belo Horizonte e São Paulo”, acrescenta a produtora.

Para Glenda Frade, o concurso promovido pela CNA é importante para a valorização e reconhecimento do trabalho desenvolvido pelos produtores rurais. “O prêmio e o concurso foram muito importantes pelo reconhecimento e trazem uma visibilidade muito grande. Sendo campeões, acredito que isso vai ampliar ainda mais nosso mercado, haverá um reconhecimento da nossa marca em nível nacional, trazendo para a gente muito mais procura. Isso vai aumentando nossa produção e vamos estar em cada canto do País”, projeta a campeã.

Prêmio CNA Brasil Artesanal Geleia

O Prêmio CNA Brasil Artesanal Geleia 2025 integra o Programa Nacional de Alimentos Artesanais e Tradicionais. A iniciativa busca valorizar pequenos e médios produtores rurais, incentivar a profissionalização e agregar valor aos alimentos do campo. Desde 2019, o prêmio já contemplou produtos como queijos, chocolates, cachaças, salames, vinhos, azeites, cafés especiais, mel e cervejas artesanais.

A edição dedicada às geleias foi realizada em parceria com a Embrapa Agroindústria de Alimentos, o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital/SAA-SP) e o Sebrae, e dividida em duas categorias: Geleia Simples (de sabor único) e Geleia Mista (combinando dois ou mais sabores). O processo de avaliação incluiu três etapas: análise técnica, votação popular e avaliação das histórias por trás dos produtos.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas