Ministério do Meio Ambiente suspende lista de espécies invasoras, como tilápia, após pressão do setor
O Ministério do Meio Ambiente e Mudança do Clima (MMA) suspendeu temporariamente a elaboração da Lista Nacional de Espécies Exóticas Invasoras presentes no País, que incluía, por exemplo, tilápia, truta e peixes ornamentais. A decisão foi anunciada pela Comissão Nacional de Biodiversidade (Conabio), presidida pela Secretaria Nacional de Biodiversidade, Florestas e Direitos Animais.
O anúncio ocorreu enquanto, em Minas Gerais, a Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) realizava uma audiência pública para discutir os impactos da proposta. A inclusão da tilápia na lista desagradou o setor produtivo e provocou uma série de reações. Segundo o governo federal, a suspensão do processo tem como objetivo ampliar o diálogo e ouvir os setores econômicos que utilizam essas espécies.
“A análise será retomada após a consolidação das contribuições de todos os segmentos interessados, que será submetida à apreciação da Conabio, formada por 12 ministérios, autarquias e representantes dos setores produtivos da agricultura, pecuária e indústria, órgãos estaduais e municipais de meio ambiente, universidades e institutos de pesquisa, agricultura familiar, pescadores artesanais, povos indígenas e comunidades tradicionais, entre outros”, afirmou o Ministério em nota.
O deputado estadual Raul Belém (Cidadania), presidente da Comissão de Agropecuária e Agroindústria da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG), ressaltou que a decisão é resultado da mobilização do setor produtivo.
“Às vezes, a gente pensa que sai de casa para lutar em vão, mas não é assim. Nós precisamos fazer o que estamos fazendo hoje aqui: lutar pelos nossos direitos, lutar pelo que é certo. Com certeza, por meio da união, nossas vozes serão ouvidas. Então, contem com esta Assembleia Legislativa, com estes deputados e com o setor produtivo organizado para que possamos enfrentar todos os tipos de desafios”.
Ouça a rádio de Minas