Novas variedades de soja aliam tolerância a herbicidas e resistência às principais pragas da cultura

Já estão disponíveis para os produtores rurais duas novas cultivares de soja com a tecnologia inovadora denominada Intacta2/Xtend® (I2X), que agrega tolerância aos herbicidas glifosato e dicamba e resistência às principais lagartas e doenças da soja. Desenvolvidas em parceria entre a Embrapa e a Fundação Meridional, a BRS 2361 I2X e a BRS 2058 I2X têm grande potencial de impacto na safra 2024/2025, uma vez que ainda apresentam alto teto produtivo, superior ao das variedades encontradas no mercado.
Segundo o pesquisador da Embrapa Soja (PR), Carlos Lásaro Melo, a BRS 2361 I2X é uma cultivar com perfil inovador que, em testes de avaliação, chegou a produzir acima de 5 mil quilos por hectare (kg/ha), superando várias cultivares disponíveis no mercado atualmente. “Além disso, possui resistência às principais doenças que acometem a soja: o cancro da haste, a podridão radicular de Phytophthora, a pústula bacteriana e moderada resistência à mancha-olho-de rã”, destaca.
O outro lançamento é a BRS 2058 I2X, que apresenta ampla adaptabilidade à região Sul do País, também com elevados tetos de produtividade, superando os principais concorrentes do mercado. “Essa cultivar registra excelente rendimento, especialmente em altitudes acima de 650 metros”, destaca o pesquisador Antonio Pipolo. É uma cultivar do grupo de maturidade 5.8, com ciclo médio de 125 dias.
Com relação à parte sanitária, tem resistência às principais doenças da soja – cancro da haste, pústula bacteriana e podridão radicular de Phytophthora – e moderada resistência à mancha-olho-de rã e ao nematoide de galhas M. javanica. “A resistência à Phytophthora é um grande diferencial da BRS 2058 I2X, pois é uma doença que vem causando muitas mortes de plantas em cultivares suscetíveis de soja nas últimas safras, especialmente nas regiões mais frias, para onde é indicada e apresenta alto potencial produtivo”, relata Pipolo.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
As duas cultivares serão lançadas na Vitrine de Tecnologias da Embrapa, no Show Rural Coopavel, que acontece de 10 a 14 de fevereiro, em Cascavel (PR). (Com informações da Embrapa)
Ouça a rádio de Minas