Hub em Juiz de Fora promete mais inovação e tecnologia no campo

28 de agosto de 2021 às 0h29

img
CRÉDITO: DIVULGAÇÃO

A Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – unidade Gado de Leite (Embrapa Gado de Leite) inaugurou, na sexta-feira (27), o hub Silo – Inovação Aberta, localizado na sede da empresa, em Juiz de Fora, na Zona da Mata. O espaço receberá startups e pesquisadores de diversas universidades.

O objetivo é desenvolver inovações e tecnologias que resolvam desafios enfrentados no campo, com a missão de tornar a produção mais sustentável, reduzir a emissão de carbono, tornar a produção mais verde e promover o conforto animal.

Também são esperadas soluções para tornar a atividade mais competitiva, de forma a trazer maior retorno financeiro e qualidade de vida ao produtor e envolvidos na cadeia.  

De acordo com o chefe-geral da Embrapa, Paulo Martins, o espaço será revolucionário para a produção agropecuária e só foi constituído devido às várias parcerias firmadas, tornando a construção do Silo economicamente viável. Martins explica que várias empresas parceiras do Silo já trabalhavam em cooperação com a Embrapa Gado de Leite na realização do “Ideas for Milk”, que serviu de base e inspiração para a construção do Silo.

Entre as parceiras estão a Microsoft, TIM Brasil, Nestlé do Brasil, Belgo Bekaert, IS Brasil e a Organização das Cooperativas Brasileiras (OCB). A parceria também conta com a aceleradora corporativa Neo Ventures, que selecionará as startups que se dedicarão à solução de problemas junto às empresas líderes de tecnologia da informação e comunicação, agentes do agronegócio, investidores e todo o corpo técnico da Embrapa Gado de Leite, além de várias universidades brasileiras.

“Nos últimos anos, a crise fiscal foi aumentando, os recursos ficando mais escassos e a gente tinha o prédio com uma estrutura de 1,4 mil metros quadrados. Na busca de alternativas para tornar o prédio sustentável economicamente, encontramos parceiros”, disse.

Ainda segundo Martins, o Silo é uma experiência pré-competitiva e quem dará a sustentação – naturalmente com a Embrapa e Neo Ventures à frente – são as organizações e instituições parceiras.

Queremos atrair outras empresas. Não há preocupação com exclusividade, poderemos trabalhar com empresas concorrentes, porque o segredo será mantido. Nosso objetivo é criar vínculos para troca de experiências e para promover a aproximação das empresas para que elas possam entregar inovação para a sociedade”, explicou Martins.

O presidente da OCB, Márcio Lopes de Freitas, ressaltou que o Silo é um espaço importante para o avanço sustentável do setor. “O Silo é um espaço de conhecimento, de tecnologia. Foi criado para fomentar, incentivar e propagar novas ideias e inovações. As startups têm a capacidade de criar coisas novas, de ousar e de pensar diferente, criando novidades que sejam aplicáveis e tragam bem para a humanidade”, disse. 

Maior competitividade 

Dentre os objetivos do hub, o diretor de Inovação e Desenvolvimento de Negócios da TIM Brasil, Jamilson Bezerra Júnior, destacou que o espaço será fundamental para trazer maior competitividade ao agronegócio no País e melhoria de renda no campo. 

“É um momento único em que a ciência de qualidade transita de forma bem estruturada e conecta-se à tecnologia de ponta, à inovação e ao empreendedorismo. Criamos esse espaço de inovação aberta que tem o propósito único de promover a aceleração do agronegócio no Brasil. Promover valor e gerar valor. A TIM tem o prazer de participar do projeto, trazendo o que nós acreditamos que é a conectividade do agronegócio. Nós acreditamos que a conexão do empreendedorismo, ciência e tecnologia podem ajudar a alavancar aquilo que é nossa excelência no Brasil, que é o agronegócio, a pecuária”, explicou.

As expectativas em relação às inovações e soluções que poderão ser desenvolvidas no Silo e que vão ajudar a produção leiteira e de outras atividades ligadas a ela são positivas.

“A iniciativa é muito importante e está ligada ao mundo digital, às startups e à criatividade do mundo dos jovens.  Começamos a parceria com o ‘Ideas for Milk’ e temos a plena certeza que será mais um grande passo e estaremos presentes mais um vez”, disse o diretor de Compras de Leite da Nestlé, Rene Machado.

Aproximar os jovens do setor agropecuário é uma forma de modernizar e buscar inovações, e este será um dos papéis do Silo.

“O hub Silo – Inovação Aberta vai conectar o setor aos jovens inteligentes, cabeças pensantes, que, juntamente com a Embrapa, vão pegar os maiores e mais importantes problemas do campo e trazer soluções que possam contribuir para a maior geração de renda no campo, melhorando a qualidade de vida, o comportamento e a saúde animal. Além disso, toda solução traz maior segurança alimentar para a população. Queremos criar o maior Silo de tecnologias do agronegócio brasileiro”, explicou o gerente de Negócios da Belgo Bekaert Arames, Guilherme Viana.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail