O mercado crescente para o café especial tem estimulado o ingresso de empresas no setor. Desde fevereiro, a Oitenta Café, com sede em Belo Horizonte, está atuando no mercado com o objetivo de levar os grãos especiais e exclusivos para o consumidor. A empresa pretende trabalhar com uma média de três lotes especiais por semestre. A estimativa é positiva e a empresa tende a faturar ao longo do ano até R$ 1,5 milhão com as vendas de café.
De acordo com a diretora comercial da Oitenta Café, Juliane Maciel, a demanda pelos cafés especiais é crescente e, muitas vezes, o verdadeiro grão especial não é facilmente encontrado no mercado. A ideia da empresa é buscar por microlotes, de alta qualidade e exclusivos.
PUBLICIDADE
“Sempre que comprávamos café classificado como especial, a gente recebia grãos que não eram perfeitos, com torra escura, sem uma federação para validar e sem a qualidade do especial. Com isso, entendemos que existe um gap no mercado. O ramo do café especial está crescendo absurdamente, mas é preciso cuidado e critério para selecionar os melhores grãos. A Oitenta Café veio com esta proposta de levar o melhor café para o consumidor”, conta.
Ainda segundo Juliane, os cafés comercializados pela empresa precisam ter rastreabilidade, apresentar nota acima de 80 pontos na escala da Specialty Coffee Association (SCA) em testes feitos e validados por federações do café.
“Para ser classificado como especial, o café precisa apresentar uma série de características, e isso que estamos disponibilizando ao mercado. Para garantir esta qualidade, também visitamos as fazendas para avaliar a produção”, explica.
Os cafés comercializados pela Oitenta Café são exclusivos e em pequenos volumes, no máximo de 20 sacas. A empresa, que iniciou as vendas em meados de fevereiro, também investiu em embalagens apropriadas, são latas de alta qualidade e totalmente desenvolvidas para preservar as características dos grãos especiais.
PUBLICIDADE
Apesar de ter iniciado as vendas em fevereiro, Juliane e o sócio, Daniel Alves, já estavam há cerca de três anos pesquisando sobre os melhores cafés.
Lançamento
Neste primeiro lançamento, foram disponibilizadas três opções. São dois cafés especiais com notas acima de 85 pontos. O terceiro é o campeão Ouro do Cerrado Mineiro, cuja nota foi acima de 87 pontos. Serão em torno de 300 a 400 latas de cada tipo de café. Para o próximo mês, está previsto o lançamento de mais três microlotes.
“Além dos cafés especiais de Minas Gerais, estamos avaliando cafés na Mogiana Paulista, Espírito Santo e com uma negociação bem inicial com produtores da Etiópia. Nosso objetivo é oferecer sempre um café novo, exclusivo e de alta qualidade”, afirma Juliane.
As vendas são totalmente on-line e a empresa não pretende investir na abertura de lojas físicas. Os principais destinos são os mercados de Minas Gerais, São Paulo, Rio de Janeiro e o Sul do País.