Agronegócio

Prêmio CNA Brasil Artesanal Vinhos classifica produtor mineiro

As bebidas finalistas são de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco
Prêmio CNA Brasil Artesanal Vinhos classifica produtor mineiro
Crédito: Wenderson Araujo/Trilux

A Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) vai realizar, no próximo dia 18 de novembro, a etapa do júri popular do Prêmio CNA Brasil Artesanal de Vinhos e Espumantes. A degustação acontecerá no Casapark, em Brasília. Tem mineiro no páreo, além da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) ser parceira da CNA na realização do prêmio.

Esta fase será voltada para o público em geral, que vai provar 20 rótulos, sendo cinco em cada uma das quatro categorias do concurso: vinho branco; vinho tinto; espumante moscatel; e espumante método charmat ou tradicional.

As bebidas finalistas são de Minas Gerais, Rio Grande do Sul, Paraná, São Paulo, Distrito Federal e Pernambuco. É uma prova às cegas, ou seja, os degustadores não saberão a marca dos produtos nem de onde são provenientes.

Segundo a assessora técnica da CNA, Fernanda Regina, o concurso é um reconhecimento dos dois produtos para mostrar a qualidade das bebidas brasileiras. “A qualidade dos vinhos e espumantes chamou a atenção de todo o corpo de jurados técnicos e, com certeza, vai agradar as pessoas no júri popular”, destaca Fernanda.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Etapa

O concurso avaliou 140 marcas de vinhos e espumantes de pequenos produtores rurais de várias regiões do País. O júri técnico, composto por 15 especialistas, selecionou 20 rótulos, que serão avaliados agora pelo júri popular.

A última etapa do concurso é a análise das histórias dos vinhos e espumantes, quando o produtor descreverá o processo produtivo utilizado na produção, as tradições e as regionalidades. Ela deve ser realizada em dezembro, na sede da CNA, em Brasília.

Os cinco primeiros colocados do concurso, nas quatro categorias, receberão certificados e prêmios em dinheiro. Os três primeiros colocados de cada categoria receberão troféus e um Selo de Participação (Ouro, Prata ou Bronze, conforme a classificação) do Prêmio CNA Brasil Artesanal 2023 – Vinhos e Espumantes.

O concurso é uma iniciativa das ações do Programa de Alimentos Artesanais e Tradicionais da CNA, que oferece soluções e alternativas ao pequeno e médio produtor rural que auxiliem na sua profissionalização e na capacidade de agregar valor a esses tipos de alimentos.

Desde 2019, a CNA promove o Prêmio CNA Brasil Artesanal. Já foram premiados produtores de chocolates, queijos, salames, cachaças e azeites. (Com informações da CNA)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas