Agronegócio

Prêmio CNA promove etapa em BH

Nesta terça, (14), ocorre a degustação dos dez cafés finalistas em Belo Horizonte, no Shopping Boulevard
Prêmio CNA promove etapa em BH
Foto: Reprodução Adobe Stock

Falando sobre café, o Prêmio CNA Brasil Artesanal 2024 – Cafés Especiais Torrados, que é promovido pela CNA em parceria com a Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e a especialista em cafés Helga Andrade, está na fase do júri popular e nesta terça-feira (14), estará com a degustação dos dez cafés finalistas em Belo Horizonte, no Shopping Boulevard, de 10h às 22h. Quem for ao shopping, poderá dar o voto e participar do júri popular. É a chamada análise sensorial.

Os jurados técnicos estiveram reunidos, em Brasília, durante quatro dias e avaliaram as 232 amostras de cafés torrados especiais enviadas para o prêmio. A partir daí, foram selecionados os dez melhores cafés especiais do prêmio – cinco na categoria arábica e cinco na canéfora (conilon e robusta). Toda a avaliação utilizou metodologia da Associação Brasileira da Indústria de Café (Abic) e foi realizada sem identificação das amostras. Cada jurado recebeu um tablet e, ao acessar o código, obteve acesso a um ambiente de avaliação do produto para atribuir as notas.

Na categoria canéfora, os cinco classificados são de Rondônia, tradicional produtor deste tipo de café. Na categoria arábica, entre os classificados estão dois produtores mineiros e três do Espírito Santo. De Luisburgo, na Zona da Mata, foi classificado o Portilho Cafés Especiais, e da cidade de Cristina, na região Sul de Minas, veio o Doce Cafeína.

A etapa de júri popular também é feita às cegas, onde o público não vai saber as marcas e estados que provêm os cafés. A última etapa do prêmio nacional é a análise das histórias dos finalistas. A cerimônia de premiação e resultado oficial do Prêmio CNA Brasil Artesanal – Cafés Especiais Torrados será no dia 23 de maio, em Brasília. (Com informações da CNA)

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas