Administração municipal promoverá espaço de desenvolvimento da economia e fomento a gastronomia | Crédito: Cleiton Borges

Durante a 56ª Exposição Agropecuária de Uberlândia – Camaru 2019 será desenvolvido um conjunto de ações para valorização dos pequenos produtores. Seguindo o modelo dos anos anteriores, a Secretaria Municipal de Agropecuária, Abastecimento e Distritos (SMAAD) vai disponibilizar o Espaço Gastronômico, um ambiente destinado ao fomento da gastronomia e da cultura rural.

Neste ano a estrutura tem o dobro do tamanho, com cerca de 1 mil m², e vai contar com renomados chefs que vão preparar um cardápio com dezenas de variedades de diferentes regiões, que vão desde carne na lata, passando por frango caipira, torresmo, yakissoba, acarajé e rã.

A secretária interina da SMAAD, Ana Paula Junqueira, ressalta que o objetivo é que o espaço seja um dos principais pontos de visita do Camaru.

“É um momento em que os produtores cadastrados no município terão a oportunidade de levar seus produtos e comercializá-los. Todas as mercadorias são inspecionadas e os produtores recebem acompanhamento técnico de perto. É uma das nossas prioridades impulsionar e estimular o empreendedorismo rural em todas as suas vertentes”, afirma.

Espaço de educação – A Fazendinha do Camaru também será uma opção para os visitantes da feira. Com o objetivo de promover a educação ambiental e a agroecologia, será utilizada uma grande horta, em formato de mandala, para as explicações e demonstrações. Serão apresentados também os sistemas de produção de peixes, rãs e aves caipiras, além de técnicas de cobertura do solo para redução do uso de recursos hídricos.

Na tenda da Segurança Alimentar os participantes receberão informações sobre higienização, armazenamento e consumo adequado dos alimentos apresentados. A expectativa é que mais de 2 mil estudantes passem pelo espaço.

O Departamento Municipal de Água e Esgoto vai levar um modelo que representa uma nascente degradada e outra recuperada pelo Programa Buriti. Os visitantes serão acompanhados por monitores e poderão conhecer as ações do programa de recuperação e preservação das nascentes.

Uma das maiores feiras de agronegócios do país, promovida pelo Sindicato Rural, acontece em Uberlândia entre os dias 30 de agosto e 8 de setembro no Parque de Exposições.