Agronegócio

Programa Fomento Rural é lançado em Jaíba, no Norte de Minas

Programa é destinado à inclusão produtiva e social de famílias em situação de vulnerabilidade no campo. Confira também outros destaques do Agronegócio
Programa Fomento Rural é lançado em Jaíba, no Norte de Minas
Foto: Divulgação Emater-MG

O lançamento do Programa Fomento Rural, no município de Jaíba, no Norte de Minas, na segunda-feira (2), reuniu agricultores, lideranças locais e a Emater-MG, marcando o início oficial da execução do programa na cidade. Ao todo, 112 famílias rurais de Jaíba serão beneficiadas com recursos para o desenvolvimento de projetos produtivos.

O programa, destinado à inclusão produtiva e social de famílias em situação de vulnerabilidade no campo, é uma iniciativa do governo federal, em parceria com o governo de Minas, e prevê a transferência direta de recursos financeiros não reembolsáveis, no valor de R$ 4,6 mil por unidade familiar beneficiada.

Os recursos são utilizados na implantação de pequenos projetos produtivos, como hortas, criação de animais, produção de polpas, artesanato, entre outros empreendimentos voltados à geração de renda e segurança alimentar.

Veja, a seguir, outros destaques do Agronegócio:

Expoqueijo Brasil 2025: inscrições prorrogadas

Produtores de queijo de todo o Brasil e do exterior ganharam mais alguns dias para garantir a participação na ExpoQueijo Brasil 2025 – Araxá International Cheese Awards, a maior premiação de queijos artesanais das Américas. Os interessados têm até o próximo domingo (8) para fazer a inscrição no Concurso Internacional de Queijos, que acontece dentro do evento. As inscrições devem ser feitas no site oficial.

A 5ª edição do evento será entre os dias 26 e 29 de junho, nos salões do Grande Hotel e Termas de Araxá, e vai reunir centenas de produtores, especialistas e entusiastas do queijo artesanal. Em 2024, o concurso reuniu 1.110 queijos de 14 países. Para participar, é necessário que o produtor possua registro junto às autoridades sanitárias do país de origem e que se enquadre nas exigências técnicas do edital.

Neste ano, o concurso terá 45 categorias, contemplando queijos elaborados com leite de vaca, cabra, ovelha, búfala e misturas, que serão avaliados por um corpo de jurados nacionais e internacionais, com base em sete critérios sensoriais: aspecto global, cor, textura, odor, aroma, consistência e sabor.

Citricultura: duas novas variedades de laranjas

Duas novas variedades de laranjeira-doce, que combinam precocidade e alta qualidade de suco – com destaque para o sabor e a coloração – foram lançadas na terça-feira (3) durante a 50ª Expocitros, um dos principais eventos da citricultura mundial. Selecionados e avaliados pela Embrapa e o Centro de Citricultura Sylvio Moreira (CCSM), do Instituto Agronômico (IAC), em parceria com a Fundação Coopercitrus Credicitrus (FCC), os materiais representam mais um avanço tecnológico.

As inovações atendem a uma das principais demandas do setor pela diversificação de variedades, mais produtivas e sustentáveis. O projeto contou ainda com a colaboração do Fundo de Defesa da Citricultura (Fundecitrus), universidades e produtores.

A iniciativa reforça o protagonismo do Brasil, maior produtor mundial de laranjas e líder na exportação de suco cítrico. Kawatta e Majorca são duas laranjas introduzidas do Suriname e da Flórida, avaliadas desde o início da década de 1990 no estado de São Paulo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas