Programa Integra Zebu será apresentado na COP26

O programa Integra Zebu, da Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ), será apresentado na segunda-feira (8), às 15 horas, para os participantes da 26ª Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas (COP26). O evento é considerado o mais importante debate ambiental e de sustentabilidade do mundo. A apresentação vai mostrar uma experiência exitosa do programa na recuperação de pastagens, no Triângulo Mineiro, e falar dos próximos passos de expansão dos trabalhos.
O trabalho desenvolvido no projeto-piloto do Integra Zebu, até o momento, constituiu na implantação e acompanhamento de 14 unidades demonstrativas, sendo quatro delas unidades de referência tecnológica, por serem mais voltadas para estudos e levantamentos científicos. Todas as unidades estão em propriedade rurais de 12 municípios da região do Triângulo Mineiro.
As informações do Censo Agropecuário do IBGE/2017 e dados publicados pelo Laboratório de Processamento de Imagens e Geoprocessamento (Lapig) demonstraram que a área de pastagens do Brasil é de 181 milhões de hectares e que aproximadamente 50% desta área está degradada. A degradação das pastagens, além de reduzir a produtividade, aumenta a vulnerabilidade do solo e os processos de desgastes, influenciando o nível de sustentabilidade da pecuária nacional.
A recuperação de pastagens degradadas no Brasil pode ser considerada como uma das grandes iniciativas ambientais no mundo. O Integra Zebu tem por objetivo propor, incentivar e divulgar soluções para recuperar pastagens degradadas, com ênfase em sistemas de Integração Lavoura e Pecuária (ILP) e Integração Lavoura, Pecuária e Floresta (ILPF), e no manejo de pastagens. (Com Emater-MG)
Ouça a rádio de Minas