Projeto-piloto de apicultura da AXS Energia vai se expandir para 2 cidades

O projeto-piloto de apicultura da AXS Energia foi instalado, há cerca de um ano, na Paulo Valias, em São Gonçalo do Sapucaí. Na unidade, foram colocadas as 50 primeiras colmeias. Com os resultados positivos, o objetivo agora é expandir o projeto para as demais usinas em Minas Gerais, em Três Pontas e de Três Corações.
“Nessa primeira fase do projeto, pretendemos atingir um volume de 200 colmeias entre três cidades, mantendo toda a relação com as comunidades locais. Esperamos treinar pelo menos 60 ou 70 famílias que podem virar apicultores nas suas casas ou sítios. A gente, inclusive, dá suporte para eles se precisarem de alguma coisa”, complementa o diretor da AXS Energia.
A previsão é encerrar 2024 com as 200 colmeias já produzindo, gerando, então, aproximadamente entre 40 e 50 quilos de mel por colmeia ao mês. Quando estiverem em produção total, a previsão é colher cerca de 10 toneladas de mel ao ano e um pouco mais dos outros derivados.
O apicultor
O apicultor José Luiz Miguel, que exerce a atividade em São Gonçalo do Sapucaí, foi um dos moradores da comunidade que participou dos treinamentos da AXS Energia e foi selecionado para cuidar das colmeias.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Sempre gostei de abelhas. Acho o animal bonito e tinha uma colmeia em casa. Um dia, fui fazer um trabalho de roçada na usina da AXS Energia, que fica a 15 minutos da minha casa, e descobri que a empresa iria ministrar um curso. Então, me inscrevi e fiquei entre os selecionados. Hoje, trabalho com as abelhas da usina uma vez na semana. Vou cedo fazer a manutenção e cuidar das colmeias”, comemora.
Conforme o apicultor, o curso de capacitação foi importante para aprimorar os conhecimentos: “O conhecimento ajudou muito. Antes eu não sabia que tinha horário para mexer na colmeia. Então, eu ia lá e mexia. Agora, com estudo, eu sei que quando o sol está mais quente, lá pelas 13 horas, é o melhor horário. Quando a colmeia não está em temperatura ambiente e nós abrimos, podemos matar as abelhas. Isso só aprendi com o estudo. Muita coisa a gente não sabia e fazia errado”.
Hoje, José Luiz tem cinco colmeias de abelhas Jataí. A produção, quando estiver em pleno potencial, deve girar em torno de 2,5 quilos de mel ao ano. “Cuido da colmeia em casa e cuido das da usina, gosto das abelhas”. (MV)
Ouça a rádio de Minas