Apicultura ganha força em regiões mais secas do Estado

Atividade hoje está presente em 580 municípios mineiros

13 de agosto de 2022 às 0h30

img
Foram produzidas 7.155 toneladas de produtos apícolas em Minas, entre mel e própolis, no ano passado | Crédito: Divulgação

A apicultura, em Minas Gerais, vem se desenvolvendo nos últimos anos. Com a promoção de cursos e maior orientação, produtores têm ingressado na atividade e buscado maior profissionalização. A atividade também é vista como uma boa alternativa para regiões mais secas, como o Norte de Minas Gerais, onde a estiagem dificulta a produção agrícola. Além do mel, o Estado também é produtor de própolis verde.

De acordo com os dados da Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), a atividade apícola está presente em 580 municípios mineiros e gera em torno de 45 mil empregos diretos e indiretos. Em 2021, foram produzidas 7.155 toneladas de produtos apícolas em Minas, entre mel e própolis, volume que deve crescer para 7.512 toneladas em 2022.

Segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), Minas Gerais conta com 6.617 agricultores familiares e 1.254 dos demais portes. No Estado estão instaladas cerca de 150 associações de apicultores.

O mel é produzido em todas as regiões do Estado, mas vem se destacando no Norte de Minas, com a produção do mel de aroeira. No início do ano, o Mel do Norte de Minas recebeu o registro de Indicação Geográfica, na espécie Denominação de Origem. A produção anual média do Mel do Norte de Minas é 450 toneladas, e a tendência é de alta. 

O  coordenador-técnico regional da Emater-MG em Montes Claros, Luiz Fernando Chaves Mendes, explica que a produção de mel na região é crescente e vem sendo estimulada pela realização de eventos que capacitam os apicultores, como palestras e o Seminário da Apicultura. Além disso, há um grande trabalho de assistência técnica realizado pela Emater.

“Com vários eventos, parceiros e assistência técnica conseguimos levar técnicas de manejo e capacitação para os apicultores, que estão se desenvolvendo. A apicultura tem grande potencial na região, e, comparada com outras criações, a abelha está ligada à preservação ambiental. A produção de mel vem despertando o interesse dos produtores que querem aproveitar o potencial que não é explorado ainda. A atividade pode ser desenvolvida na natureza, nas áreas de reservas, e o Norte de Minas tem a aroeira, que é específica da região e apresenta grande potencial”. 

Mel da aroeira

Mendes explica ainda que, até pouco tempo atrás, o mel da aroeira, por ser escuro, não era valorizado. Mas a realização de pesquisas mudou a situação. Foram descobertas propriedades medicinais e a demanda pelo produto aumentou. 

“O Norte de Minas tem várias floradas, mas a descoberta dos potenciais da aroeira fez com que o interesse pelo mel da aroeira aumentasse, o que também agregou valor e despertou o interesse de outros produtores”. 

A apicultura no Norte de Minas também vem crescendo devido ao clima mais seco, o que compromete a atividade agrícola. Mendes destaca que a alternativa é muito interessante, mas que o apicultor deve se capacitar e investir na produção.

Entre os desafios enfrentados pelos produtores, não só do Norte de Minas, Mendes destaca o uso irregular de produtos químicos, o que vem causando a morte de abelhas em várias partes do mundo. 

O processamento e a regularização da atividade também são considerados desafios. Por isso, a Emater e diversos parceiros têm incentivado e ajudado na criação e organização de associações e dos documentos necessários para a regularização das unidades de processamento.   

“Várias unidades de processamento estão em construção na região, visando a obtenção de um  mel de melhor qualidade e em local adequado, conforme as normas sanitárias. Isso é importante para disponibilizar ao mercado um produto seguro. Além disso, é requisito para exportar”. 

Própolis verde

Além do mel, o Estado se destaca também na produção de própolis, principalmente o verde, que é exportado para países asiáticos e para os Estados Unidos. Conforme a Seapa, a produção de própolis verde se concentra na região Central de Minas Gerais.

O presidente da Cooperativa Nacional de Apicultura (Conap), Cristiano Carvalho, explica que a atividade é bem procurada, principalmente, em época de crise econômica. A entidade oferece diversos cursos de capacitação para os produtores e ingressantes, já a profissionalização é um desafio.

Segundo Carvalho, o manejo adequado é importante para se  ter maior produtividade. Também é necessária dedicação, investimentos na saúde e seleção da genética das abelhas.

“A apicultura, sempre que se tem uma crise, é bem buscada porque gera uma renda extra ou, até mesmo, vira atividade principal da pessoa. Um dos principais produtos e que atrai a atenção de novos produtores é o própolis verde, que é de Minas. O produto é bem valorizado e tem alta demanda. O Estado exporta para vários países como Japão, Coreia, Taiwan e Estados Unidos”.

Durante a pandemia de Covid-19, a demanda pelo produto ficou ainda maior, devido aos benefícios para a saúde. Carvalho explica que apesar da produção do própolis verde ser significativa, não se tem dados concretos do volume produzido em Minas Gerais. 

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail