Queijeiros podem se inscrever até dia 25 no Concurso Internacional do Queijo

20 de outubro de 2021 às 0h20

img
Expectativa de organizadores é receber 800 queijos de 14 países produtores na competição | Crédito: Divulgação/Tereza Boari

Produtores de queijo têm até o dia 25 de outubro para se inscreverem no Concurso Internacional do Queijo, que  será realizado durante a ExpoQueijo 2021 – Araxá Internacional Cheese, na região do Alto Paranaíba. A competição será nos dias 5 e 6 de novembro  nas dependências do Tauá Grande Hotel e Thermas de Araxá. 

A expectativa é de que o concurso receba  800 queijos de 14 países produtores, que serão julgados por especialistas nacionais e internacionais. Eles irão apontar qual região produz os melhores queijos do mundo. As inscrições devem ser feitas pela internet no site www.expoqueijobrasil.com.br

O Governo de Minas é apoiador do evento, com participação da Emater-MG na organização do concurso. “A Emater participou da construção do regulamento técnico, ela mobiliza os agricultores para as inscrições. No dia do concurso, um grupo de técnicos terá participação no júri. E outro grupo vai ajudar no recebimento dos queijos, na catalogação e na organização para o trabalho dos jurados”, explica a gerente da Divisão de Programas Especiais da Emater-MG, Mariza Flores. 

As categorias do Concurso Internacional do Queijo variam de acordo com a matriz leiteira (vaca, búfala, cabra e ovelha) e as tecnologias queijeiras. Cada produtor pode se inscrever em até três categorias. A participação no concurso só é aceita caso o produtor esteja em dia com registros dos Serviços de Inspeção Municipal (SIM), Estadual (SIE), Federal (SIF), e também o Sisbi (equivalência) ou Selo Arte, para produtos artesanais. Os queijos provenientes dos outros países seguirão as normas determinadas pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) para entrarem em território brasileiro. As regras para envio também podem ser encontradas no site.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail