Agronegócio

Queijo de Casca Florida Natural será regulamentado

Produtores da iguaria comemoram decisão aguardada há vários anos; portaria será assinada pelo governo do Estado, no próximo dia 13, durante Festival QAM
Queijo de Casca Florida Natural será regulamentado
Medida é muito aguardada pelo setor produtivo, que, a partir de agora, poderá expandir atuação no mercado brasileiro e mundial | Crédito: Arquivo Pessoal / Ivair de Oliveira

Em Minas Gerais, a produção do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural será finalmente regulamentada. A assinatura da portaria que regulamenta a produção acontecerá no dia 13 de junho, durante o Festival do Queijo Artesanal de Minas, que será realizado no Expominas, em Belo Horizonte. A medida é muito aguardada pelo setor produtor que, a partir da regulamentação, poderá expandir a atuação no mercado, gerando, assim, mais demanda e valorização dos queijos. 

A portaria será assinada pelo governador Romeu Zema, pelo secretário de Estado de Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Seapa), Thales Fernandes, e pelo diretor-geral do Instituto Mineiro de Agricultura (IMA), Antônio Carlos de Moraes.

A regulamentação do Queijo de Casca Florida Natural acontecerá depois de um amplo trabalho de pesquisa que envolveu diversas entidades e produtores. Conforme os dados do Sistema Faemg Senar, a minuta do regulamento foi elaborada após processo de consulta pública e visa atender às necessidades do setor queijeiro. Além disso, assegura a qualidade e a segurança alimentar do produto.

Conforme o superintendente técnico do Sistema Faemg Senar, Altino Rodrigues Neto, a regulamentação deste tipo de queijo artesanal é fundamental para os produtores que poderão regulamentar a produção e agregar valor ao produto.

Ivair de Oliveira
Produtor Ivair de Oliveira é um dos pioneiros | Crédito: Arquivo Pessoal / Ivair de Oliveira

“A regulamentação é muito importante. O queijo de Casca Florida Natural é uma variação do Queijo Minas Artesanal. Ele tem a casca coberta por fungos naturais presentes nas queijarias e nas propriedades, agregando, assim, valor para o produtor. Além disso, os queijos têm uma aceitação grande pelos consumidores. Sem a regulamentação, os queijos estavam sendo vendidos ‘clandestinamente’. É uma iniciativa muito importante que valoriza o trabalho dos produtores. Minas Gerais será o primeiro Estado a fazer essa regulamentação que o setor espera com muita ansiedade”. 

Passaporte para a liberdade

A assinatura da portaria trará benefícios para os produtores do queijo casca florida natural. Com a regulamentação, produtores poderão registrar o produto e vender de forma segura para o mercado, que será expandido. 

“Recebi a minuta final e achei que, agora sim, ficou da forma que vai atender a todos nós, produtores. A regulamentação vai ser importante porque o nosso queijo vai deixar de ser ilegal e vai poder viajar sem ser clandestino. A regulamentação pode nos ajudar a abrir mercados melhores, já que têm lojas que só vendem queijos que tem certificação a nível nacional”, explicou o produtor do Queijo do Ivair, produzido em São Roque de Minas, na região da Canastra, Ivair José de Oliveira. 

Ele é um dos produtores pioneiros do Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural. A princípio, ele produzia o Queijo Minas Artesanal casca lisa, mas, a partir de 2015, os queijos começaram a “mofar” de forma natural. Com um produto diferenciado, o conhecido Ivair optou por produzir somente o casca florida. A produção gira em torno de 30 peças ao dia.

“O regulamento é um passaporte para a liberdade do nosso queijo. Desde 2015 quando meu queijo começou a ficar mofado, luto para ser reconhecido. Por várias vezes, fui convidado a deixar de fazê-lo para ser certificado. Não aceitei o convite e venho, desde então, lutando por esse reconhecimento”.

O Queijo Minas Artesanal de Casca Florida Natural

O queijo Casca Florida foi reconhecido, em 2022, como uma variedade do Queijo Minas Artesanal. O reconhecimento por parte do governo de Minas Gerais veio através da resolução de nº 42, publicada no Diário Oficial do Estado, em dezembro de 2022.

Conforme a resolução, o “casca florida” na cobertura há presença ou dominância visualmente de fungos filamentosos, popularmente nomeados de mofos ou bolores.

Ao reconhecer o queijo casca florida, o governo de Minas atestou ao mercado que o queijo é especial e que suas características não oferecem riscos à saúde. Minas Gerais foi o primeiro estado brasileiro a reconhecer o Queijo Minas Artesanal na variedade de Casca Florida.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas