Vinícola de Minas Gerais é eleita a melhor do ano por publicação internacional

A vinícola mineira Sacramentos Vinifer foi eleita a ‘Vinícola do Ano’ pelo Guia Descorchados 2025, publicação internacional sobre vinhos da América do Sul, que avalia rótulos de Argentina, Brasil, Bolívia, Chile, Peru e Uruguai. O reconhecimento reforça a qualidade dos vinhos produzidos pela vinícola, que aposta na poda invertida para se adaptar ao terroir da Serra da Canastra, em Minas Gerais.
O guia enalteceu a capacidade da vinícola de superar desafios climáticos e desenvolver vinhos de alta qualidade. “Vinhos excelentes oriundos de vinhedos com poda invertida, desafiando o clima e se adaptando a um terroir que, em teoria, não seria o mais propício para a produção de grandes vinhos”, destaca a publicação.
A Sacramentos Vinifer iniciou sua trajetória em novembro de 2018 com o plantio das primeiras mudas de Syrah e Sauvignon Blanc no Vinhedo São Miguel, em Sacramento, no interior de Minas. A primeira safra, colhida em 2021, resultou no rótulo Sacramentos Sabina Syrah, que conquistou uma Medalha de Prata no Decanter World Wine Awards 2022 e obteve a mais alta pontuação de um vinho brasileiro no Guia Descorchados 2022.
Desde então, a vinícola segue acumulando prêmios. Em 2023, o Sabina Syrah foi eleito ‘Melhor Tinto Brasileiro’ e, agora, na edição 2025 do guia, o Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024 manteve o título.
“A Sacramentos nos encantou este ano com várias amostras, entre elas o Sabina Syrah Seleção de Parcelas 2024, um passo além na exploração de seu território”, destaca a publicação.
O guia também exalta a visão de Jorgito Donadelli, co-fundador da vinícola. A publicação ressalta que o empresário e agora produtor mostrou a força da vinícola para figurar no topo da viticultura brasileira, mesmo com uma trajetória recente.
Ouça a rádio de Minas