Garanta um gol de placa atuando na contabilidade esportiva
Se você é apaixonado por esportes e está no início da carreira como contador, já pensou em se especializar na contabilidade esportiva?
Essa pode ser a oportunidade de dar uma goleada na sua carreira e garantir destaque no mercado de trabalho, que é uma vitória tão boa quanto o hexa que pode vir neste ano, na Copa do Mundo em Catar, que teve início no dia 20 deste mês.
Um bom gerenciamento das finanças é uma necessidade em todos os setores da sociedade, inclusive em clubes de futebol e entidades esportivas. Cada área demanda conhecimentos específicos, por isso é preciso se especializar nesse nicho para se destacar no mercado.
Para atuar nesse meio, é importante adotar boas práticas de gestão contábil e entender como funciona esse setor que vem movimentando muito a economia.
Nos últimos anos, o Brasil foi sede da Copa das Confederações da Fifa, em 2013, da Copa do Mundo da Fifa, em 2014, e dos Jogos Olímpicos e Paralímpicos Rio, em 2016, o que deixou o mundo esportivo no país em alta. Além disso, devido à grande arrecadação advinda dos esportes, muitos contadores vêm percebendo a oportunidade de negócio nessa área.
Pode parecer irreal, porém não foi sempre que o futebol, por exemplo, teve a relevância que possui hoje no mundo econômico. Mesmo sendo uma paixão nacional, o cenário só se profissionalizou nos últimos anos, gerando um montante financeiro enorme, principalmente nos times de série A, necessitando, assim, de uma contabilidade mais responsável e efetiva.
A contabilidade no esporte muitas vezes não se equipara à contabilidade empresarial tradicional, já que os clubes de futebol normalmente são formalizados como entidades associativas sem fins lucrativos.
Além disso, existe a necessidade de praticar uma administração transparente e manter uma relação de diálogo na prestação de contas à sociedade e aos torcedores. Diferente, também, de outras atividades empresariais, a contabilidade dos grandes clubes trabalha com ativos intangíveis, trazendo especificidades inerentes a essa área.
Dentro desse contexto dos clubes, existe, inclusive, orientações advindas do governo federal, como o Programa de Modernização da Gestão e de Responsabilidade Fiscal do Futebol Brasileiro (Profut), que foi criado com o objetivo de melhorar a gestão financeira dos clubes brasileiros.
Esse programa trata de vários pontos e, inclusive, se um time não estiver em dia com os seus tributos, ele fica impedido de participar dos campeonatos. Recentemente, buscando incentivar a mudança dos clubes para o modelo empresarial, inspirado nos clubes europeus, foi aprovada a Lei n.º 14.193, de 6 de agosto de 2021, que institui a Sociedade Anônima do Futebol e dispõe sobre normas de constituição, governança, controle e transparência, meios de financiamento da atividade futebolística, tratamento dos passivos das entidades de práticas desportivas e regime tributário específico.
Dentro do futebol, a receita dos clubes pode chegar a valores bilionários, que geralmente vêm de direitos de transmissão, venda de bilheteria e de atletas para outros times, patrocínios, etc. Já os gastos incluem pagamento dos atletas e funcionários, formação de atletas e manutenção de estrutura. Um dos grandes desafios para a contabilidade desses clubes é gerenciar essas contas de maneira saudável e evitar a propagação de dívidas.
Para quem deseja estudar mais sobre contabilidade esportiva, é importante consultar o Manual de Contabilidade para Entidades Esportivas. Nesse documento, é possível entender mais sobre as especificidades do segmento, consultar as regras de divulgação dos dados financeiros das entidades esportivas e visualizar os procedimentos necessários para atuar de forma ética.
O Conselho Regional de Contabilidade de Minas Gerais (CRCMG) está sempre atento e trabalhando para trazer aos profissionais da contabilidade informações atualizadas sobre as especificidades do mercado de trabalho.
Acesse crcmg.org.br e siga as redes sociais para ficar por dentro de todas as novidades do mercado da contabilidade.
Ouça a rádio de Minas