Conteúdo Patrocinado

Mineiros buscam estreitar relações comerciais em missão à Índia

Grupo é liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e formado por 27 empresas de diversos segmentos
Mineiros buscam estreitar relações comerciais em missão à Índia
Foto: Lucas Nolasco

Sob o slogan “Missão à Índia – Novos mercados para a sua empresa”, uma comitiva de empresários e representantes de diferentes setores produtivos desembarcou essa semana na Índia. Com programação em Nova Delhi e Mumbai, a delegação vai participar de agendas para prospecção de novos negócios, compartilhar experiências e informações, bem como apresentar o potencial de Minas Gerais para atração de investimentos.

O grupo é liderado pela Federação das Indústrias do Estado de Minas Gerais (Fiemg) e formado por 27 empresas de diversos segmentos. Entre eles, alimentos e bebidas, têxtil e confecção, metalurgia e mecânica, máquinas e equipamentos, eletroeletrônicos e ração animal.

Também integram a missão representantes de seis sindicatos e associações, como o Sindicato das Indústrias do Arroz do Estado de Minas Gerais (Sindarroz-MG) e do Sindicato das Indústrias do Vestuário no Estado de Minas Gerais (Sindivest).

Os empresários ficam na Índia até o próximo dia 11 e cumprirão agenda intensa no país. Eles participarão do seminário “BusinessGetway Brazil” e também farão visitas técnicas a fábricas, centrais de abastecimento e lojas de varejo locais.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Entre os nomes que integram a comitiva, a Chief Operating Officer do Escritório ApexBrasil Oriente Médio e Norte da África, Tatiana Rieira, o secretário de Desenvolvimento Econômico do Governo de Minas Gerais, Fernando Passalio, o presidente da Fiemg, Flavio Roscoe, o presidente da Companhia de Desenvolvimento do Estado de Minas Gerais (Codemge), Thiago Toscano, e o diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette.

Segundo o secretário Fernando Passalio, a participação do governo mineiro na missão é mais uma ação em vistas de promover Minas Gerais. Conforme ele, já existem grandes empresas indianas investindo em setores estratégicos no Estado e há perspectivas de ampliação e diversificação desses investimentos.

Daí a importância dessa comitiva de empresários mineiros às cidades de Nova Delhi e Mumbai. “Essas agendas tendem a intensificar a relação entre os países, inclusive por meio de outros setores da economia”, aposta.

O diretor da Invest Minas, Ronaldo Barquette, ressalta a viagem como forma de estreitar o relacionamento não apenas entre Minas e aquele país, mas também entre os empresários mineiros e indianos.

Thiago Toscano, da Codemge, por sua vez, reitera que essas missões internacionais são anuais e colaboram para a apresentação de Minas para o mundo. Segundo ele, o governo do Estado tem trabalho em parceria com a Fiemg neste e em outros projetos.

“Viajei o mundo à frente da Invest Minas e lá fora as pessoas conhecem apenas São Paulo e Rio de Janeiro. A ideia é mostrar Minas, nossos diferenciais e potencialidades, visando a nos aproximar de potenciais investidores”, diz.

Presença de marcas da Índia em Minas Gerais

ArcelorMittal, Sterlite Power, SAE Towers, ACG, Erba Manheim, Medquímica, Infosys Consulting e NAQ Global são algumas empresas indianas com operações em Minas Gerais. Mas a importância econômica e institucional do país asiático com o Brasil vai além.

Segundo país mais populoso e sexta maior economia do mundo, a Índia é reconhecida por sua especialização em serviços de tecnologia da informação (TI).

Com variação do Produto Interno Bruto (PIB) de 8,6% em 2021, a previsão é que o crescimento econômico indiano continue robusto nos próximos anos.

Desta maneira, segundo a Agência Brasileira de Promoção de Exportações e Investimentos (ApexBrasil), são grandes as oportunidades de diversificação das exportações para aquele país. Para se ter uma ideia, 76% da pauta concentram-se em petróleo bruto, gorduras e óleos vegetais e ouro.

Neste sentido, a última edição do Mapa de Oportunidades da ApexBrasil identificou oportunidades para 367 produtos brasileiros no mercado indiano. Entre os produtos, couro, produtos químicos, especiarias e madeiras.

Por fim, vale dizer que o Brasil é o principal país da América Latina com relações comercias com a Índia. O País responde por 1,3% das exportações e 0,9% das importações e o intercâmbio bilateral chegou a US$ 11,53 bilhões em 2021 – aumento de 63,5% em relação ao ano anterior. Isso fez com que a Índia se tornasse o 50º maior parceiro comercial brasileiro.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas