Prefeitura vai ampliar vacinação para pessoas de 36 e 37 anos

21 de julho de 2021 às 20h01

img
Crédito: REUTERS/Julia Rendleman

Para ampliar e agilizar a vacinação na capital, a Prefeitura de Belo Horizonte optou por usar doses de vacina contra a Covid-19 que estavam guardadas para pessoas que não compareceram aos postos.

Dessa forma, na semana que vem já serão imunizadas as pessoas de 36 e 37 anos – que receberão as doses reservadas para completar o esquema vacinal de idosos e trabalhadores da Saúde.

Desde maio, a PBH tem convocado a população pendente para receber a segunda dose, mas diante da ausência, usará as vacinas para novos públicos.

Isso significa que as pessoas que perderam as datas para a aplicação da segunda dose deverão esperar a chegada de novas remessas do Ministério da Saúde e nova convocação da Prefeitura, para completar o esquema vacinal.

A mesma regra valerá para o público que ainda for convocado para tomar a segunda dose e não comparecer a um posto de vacinação no prazo máximo de uma semana.

“A Prefeitura manteve, por dois meses, essas vacinas reservadas para a segunda dose. Como não houve procura, vamos utilizá-las para imunizar outros grupos etários. Existe uma população muito ansiosa para receber a dose e não é justo adiar essa imunização, com vacinas em estoque”, explica o secretário municipal de Saúde, Jackson Machado Pinto.

Já está definido o cronograma de vacinação contra a Covid-19 até 29 de julho. Na próxima semana serão vacinadas as pessoas de 37 e 36 anos, completos até 31 de julho, e também será antecipada a aplicação de segunda dose para cerca de 150 mil profissionais de saúde, com idade entre 18 e 36 anos. Para ampliação da vacinação, serão utilizados também imunizantes recebidos nesta quarta-feira, dia 21.

26 de julho, segunda-feira: pessoas de 37 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte;

27 e 28 de julho, terça e quarta-feira: segunda dose para trabalhadores da saúde, com idade entre 18 e 36 anos;

29 de julho, quinta-feira: pessoas de 36 anos, completos até 31 de julho, exclusivamente residentes de Belo Horizonte.

No momento da vacinação, as pessoas das faixas etárias anteriormente citadas precisam seguir as seguintes orientações:

– Ser cidadão residente de Belo Horizonte;

– Apresentar documento de identificação com foto;

– Não ter recebido vacina contra a Covid-19;

– Não ter recebido qualquer outra vacina nos últimos 14 dias;

– Não ter tido Covid-19 com início de sintomas nos últimos 30 dias.

Segunda dose

Para receber a segunda dose, os trabalhadores da Saúde devem apresentar o cartão de vacina, documento de identidade e CPF.

O horário de funcionamento, em dias úteis, dos postos fixos e extras será das 8h às 17h e os pontos de drive-thru das 8h às 16h30. Nos sábados os postos fixos e extras funcionam das 7h30 às 14h e os pontos drive-thru, das 8h às 14h.

As pessoas convocadas devem se vacinar nos locais listados para cada grupo, que serão divulgados posteriormente no portal da Prefeitura.

Os locais são dinâmicos e passam por alterações diariamente por questões de logística para evitar aglomeração do público. Além disso, algumas pessoas procuram os pontos de vacinação em data posterior ao chamamento da Prefeitura, quando a disponibilização do imunizante para o público específico está mais concentrada em algumas unidades para evitar a perda de doses.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail