Cedro Mineração recupera terreno baldio e entrega praça em Nova Lima

22 de dezembro de 2020 às 17h47

img
Crédito: Divulgação/Cedro Mineração

Quando iniciou suas operações na Mina do Gama, no Município de Nova Lima,  há pouco mais de dois anos, a Cedro Mineração assumiu também uma série de compromissos que norteiam uma empresa cidadã. E vem cumprindo com todos. Um deles é manter um canal de diálogo entre a mineradora e a comunidade de Nova Lima, cidade onde atua.

Dois desses compromissos serão entregues no dia 23 de dezembro, em evento que contará com a presença da população, de autoridades locais e executivos da mineradora na praça, que fica na avenida Quinta 108, no Vale do Sol, em Nova Lima. Os participantes estão sendo informados da necessidade de seguir os protocolos de segurança e prevenção da Covid-19, como por exemplo, o distanciamento social e o uso correto de máscaras.

De uma só vez a Cedro Mineração reforça seu compromisso com a infraestrutura e a segurança da cidade. Isso porque entrega uma rotatória, que passa a funcionar como um novo espaço com total infraestrutura e paisagismo, e uma nova viatura Mitsubishi L200 Triton para a Primeira Companhia de Polícia Militar Independente.

Para chegar a esse objetivo a Cedro optou por ouvir a comunidade e entender as suas principais necessidades. Foi assim que a rotatória virou prioridade. Ela funciona como importante entroncamento entre os bairros da região do Vale do Sol e a rodovia BR-040.

Crédito: Divulgação/Cedro Mineração

Durante anos foi um terreno baldio sem nenhum recurso de infraestrutura, usado como depósito de entulhos, troncos e raízes secas de velhas árvores e até sucatas de máquinas pesadas. O resultado era um espaço degradado, propício para proliferação de insetos e roedores e enchentes em época de chuvas. Além disso, a sensação de insegurança para os moradores também era grande.

A obra foi iniciada em setembro deste ano, e contou com dezenas de profissionais trabalhando em diversas frentes. A linda praça, que conta com jardim e aproveitou os troncos e raízes de árvores que já estavam lá, veio para mudar definitivamente a paisagem local. Mas até chegar aqui, foram cumpridas várias etapas, como levantamento topográfico, paisagismo, drenagem, irrigação e projeto arquitetônico.

O primeiro passo foi desenvolver um robusto sistema de drenagem, que conta com cerca de um quilômetro de galerias criadas com brita e tubos alveolares. Já a irrigação será responsável por manter vivas plantas de oito espécies diferentes como íris vermelha, grama esmeralda e grama amendoim, entre outras. A região não conta com um solo propício ao cultivo de plantas e isso exigiu que 30 carretas de terra vegetal fossem ‘importadas’ de São José da Lapa para a nova praça.

Com todo este cuidado, a sensação de insegurança também se vai junto com as poças de água que se formavam no terreno abandonado. A recuperação de espaços degradados, através da reforma de praças, iluminação de vias, restauração de prédios e outros, é fator decisivo para redução da criminalidade e aumento da sensação de segurança da população.

Juntamente com a praça, a Cedro Mineração agrega uma doação que, certamente, contribui para tal sensação. A mineradora entrega uma nova viatura para a Primeira Companhia da Polícia Militar Independente, que é responsável pelo policiamento dos municípios de Nova Lima, Raposos e Rio Acima. A Mitsubishi L200 Triton, equipada com os mais modernos recursos, será utilizada no serviço Tático Móvel, modalidade que está sendo implantada na Unidade.

O serviço Tático Móvel atua em locais estrategicamente definidos e apontados pelo mapeamento criminal e inteligência de segurança pública, sobretudo, em ocorrências com maior grau de complexidade e na reação do crime violento. A chegada da viatura garantirá, segundo a PM, uma maior capacidade operacional à tropa e reforçará as ações voltadas para a segurança da população dessas áreas de abrangência da Unidade.

Além das entregas que serão realizadas no dia 23 de dezembro, a Cedro investiu também em obras de pavimentação e segurança na região, totalizando investimentos da ordem de R$ 5 milhões. Entre as principais intervenções estão a aquisição de câmeras de segurança para o bairro Vale do Sol e quatro quilômetros de asfaltamento de uma das principais vias de acesso aos bairros da região. Junto ao asfalto foram desenvolvidos e executados trabalhos de terraplanagem, análise e reforço de solo, além da construção de vias pluviais para o escoamento da água da chuva.

Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail