Economia

Veja o que abre e fecha em BH no Réveillon

Comércio, bancos, shoppings, supermercados e serviços públicos têm funcionamento especial nos dias 31 de dezembro e 1º de janeiro
Veja o que abre e fecha em BH no Réveillon
Foto: Arquivo/ Diário do Comércio/ Alessandro Carvalho

Com a proximidade do Ano Novo, moradores e visitantes de Belo Horizonte devem se programar para as mudanças no funcionamento do comércio e dos serviços públicos na virada do ano. O dia 31 de dezembro (quarta-feira) terá expediente diferenciado em alguns setores, enquanto o dia 1º de janeiro (quinta-feira), feriado nacional da Confraternização Universal, concentra a maior parte das suspensões de atividades.

Comércio

De acordo com a Câmara de Dirigentes Lojistas de Belo Horizonte (CDL/BH), o comércio da capital mineira funciona normalmente no dia 31 de dezembro, respeitando os horários praticados por cada estabelecimento.

Já no dia 1º de janeiro, as lojas permanecem fechadas, conforme acordos trabalhistas e a legislação vigente.

Leia também: Quais são os direitos de quem trabalha no Natal e no Ano Novo? Veja o que diz a lei

Bancos

Segundo a Federação Brasileira de Bancos (Febraban), não haverá atendimento bancário presencial no dia 31 de dezembro, nem compensações bancárias. No dia 1º de janeiro, feriado nacional, as agências seguem fechadas.

O Pix funciona normalmente, 24 horas por dia, inclusive durante o feriado. O atendimento presencial ao público será retomado no dia 2 de janeiro.

Correios

Os Correios funcionam normalmente no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, não haverá atendimento nas agências.

Shoppings

Os shopping centers de Belo Horizonte operam em horário especial no dia 31 de dezembro, com lojas e praças de alimentação funcionando, em geral, das 10h às 18h.

No dia 1º de janeiro, as lojas permanecem fechadas, e o funcionamento das praças de alimentação é facultativo, conforme a programação de cada empreendimento.

Supermercados

De acordo com a Associação Mineira de Supermercados (Amis), os supermercados podem funcionar normalmente no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, os estabelecimentos do setor não abrem.

Saúde

Os serviços de urgência e emergência funcionam normalmente durante a virada do ano. Permanecem abertos no dia 31 e no dia 1º de Janeiro, o Hospital Metropolitano Odilon Behrens (HOB), as Unidades de Pronto Atendimento (Upas), o Samu, a Central de Internação, os Centros de Referência em Saúde Mental e os laboratórios das Upas.

Limpeza urbana

Os serviços de limpeza urbana de Belo Horizonte não serão realizados no dia 1º de janeiro. No dia 31, a coleta ocorre conforme a programação regular. As Unidades de Recebimento de Pequenos Volumes (URPVs) também terão as atividades suspensas no feriado.

Parques municipais e zoológico

Os parques municipais e o zoológico de Belo Horizonte funcionam no dia 31 de dezembro. No dia 1º de janeiro, os equipamentos permanecem abertos, com horários que podem variar de acordo com cada local. A recomendação é que o público consulte previamente a programação específica.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas