Economia

Aeroportos de Minas Gerais irão receber investimentos federais

Ministro deve assinar nesta quinta-feira (13) três ordens de serviços para obras em Governador Valadares, Ipatinga e Divinópolis
Aeroportos de Minas Gerais irão receber investimentos federais
Aeroporto de Divinópolis | Crédito: Divulgação/ Prefeitura de Divinópolis

O ministro de Portos e Aeroportos (MPor), Silvio Costa Filho (Republicanos), deve anunciar, nesta quinta-feira (13), um pacote de investimentos para aeroportos no Estado. Em visita à Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, devem ser assinadas ordens de serviços para obras no município, além dos terminais do Vale do Aço, em Ipatinga, e Divinópolis (Centro-Oeste).

Conforme informações da Pasta, além de emitir as ordens de serviço que vão possibilitar a realização de novas intervenções nos aeroportos de Minas Gerais, Costa Filho fará a vistoria da infraestrutura atual. Essas ações estão alinhadas ao plano de desenvolvimento da aviação regional, desenvolvidas pelo governo federal e tem por objetivo ampliar a conectividade das principais cidades brasileiras e interligar a regiões com grande potencial de crescimento do turismo e da economia.

Além do ministro, estão previstos na comitiva que visitará o Estado, o Secretário Nacional de Aviação Civil, Tomé Franca; o presidente da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), Rogério Barzellay; representantes da aviação comercial e parlamentares de Minas Gerais.

Terminal de Divinópolis

Conforme informações já divulgadas pelo DIÁRIO DO COMÉRCIO, em maio deste ano, o Aeroporto Brigadeiro Antônio Cabral, situado em Divinópolis, deve contar com um aporte de R$ 27 milhões da Infraero entre 2024 e 2025. O valor será aportado na reforma e na adequação da infraestrutura do espaço. O aeródromo não recebe voos operacionais há cerca de seis anos.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


 De acordo com informações da companhia, entre as melhorias a serem realizadas, estão a construção de um novo terminal de passageiros, a recuperação do pátio de aeronaves, a adequação de barreiras patrimoniais e a implantação de balizamento. Também estão previstos o reforço da pista de pousos e decolagens e a implantação de Indicador de Trajetória de Aproximação de Precisão (Papi) na cabeceira 35.

No último dia 20 foi publicado no Diário Oficial da União (DOU) a transferência do terminal mineiro para a Infraero, que será responsável pela administração, operação e exploração do equipamento.

Costa Filho
Costa Filho tem uma visita agendada aos aeroportos de Governador Valadares e do Vale do Aço nesta quinta-feira, quando serão feitos os anúncios | Crédito: Sérgio Francês / MPor

A transição operacional deverá ser concluída no prazo de até 120 dias após a publicação. Até então, a outorga do aeroporto era da prefeitura de Divinópolis, que firmou contrato com a companhia pública nacional em 2019 para fazer a gestão e operação do espaço.

Confira a programação da comitiva do ministro de Portos e Aeroportos em Minas Gerais

Governador Valadares

* 9h30 – Visita e assinatura da ordem de serviço para início de obras do aeroporto de Governador Valadares (Coronel Altino Machado de Oliveira)

Local: Av. Industrial, 71 – Distrito Industrial

Vale do Aço – Ipatinga/Santana do Paraíso

* 14h – Visita e assinatura da ordem de serviço para início de obras do aeroporto Vale do Aço – entre Ipatinga e Santana do Paraíso

Local: Rodovia BR-458, km 43, s/n Distrito Industrial, Santana do Paraíso

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas