Economia

Alô,Minas! conclui a instalação de 50 torres de telefonia móvel e internet no Estado

Cerca de 40 mil pessoas foram beneficiadas. Meta é de que mais 110 mil pessoas possam ser contempladas até fevereiro de 2024
Alô,Minas! conclui a instalação de 50 torres de telefonia móvel e internet no Estado
Aposta da Seplag-MG é de oferecer serviço essencial para melhoria na qualidade de vida da população | Crédito: TIM/Divulgação

Com o objetivo de oferecer inclusão digital para regiões de Minas Gerais sem acesso à telefonia celular e internet, o programa Alô, Minas! concluiu, recentemente, a instalação de 50 torres no Estado. Segundo a Secretaria de Estado de Planejamento e Gestão (Seplag), pasta responsável pelo programa, cerca de 40 mil pessoas já foram contempladas.

Recentemente, duas novas antenas com tecnologia 4G foram instaladas em povoados de Carmópolis de Minas e no município de Divinópolis, ambas no Centro-Oeste do Estado. As antenas, ativadas em parceria com a operadora de telefonia Algar, contemplam aproximadamente 1,4 mil moradores.

A secretária de Estado de Planejamento e Gestão, Luísa Barreto ressaltou a importância da conectividade para a qualidade de vida da população, os negócios, as atividades diárias e o acesso aos serviços públicos digitais. “O Alô, Minas! converge os esforços do Estado para a transformação digital, visando garantir um serviço essencial em todo território mineiro”, diz.

Na prática, o programa já assinou diversos termos de compromisso entre o Estado, municípios e operadoras. Inclusive, está em andamento a implementação de torres em 157 distritos e localidades. A expectativa, segundo Luísa Barreto é de beneficiar mais 110 mil pessoas até fevereiro de 2024.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Reconhecimento nacional

Em agosto, o programa ganhou notoriedade nacionalmente pelos resultados alcançados nas cidades. A iniciativa do Estado, aliás, conquistou duas categorias do Prêmio Abep-TIC de Excelência em Governo Digital: “Melhor solução de governo digital inclusivo”, que reconhece projetos que promovem acessibilidade aos serviços públicos.

“O programa transforma a vida das pessoas, encurta as barreiras da comunicação, da informação, aproxima pessoas de recursos educacionais, serviços de saúde e oportunidades econômicas. Esse é o objetivo do Estado, um compromisso com a igualdade de acesso à tecnologia e com a melhoria da qualidade de vida para todos os cidadãos”, reforçou o gestor técnico do Alô, Minas!, Alber Duque. 

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas