Ameaça de rompimento foi alvo de denúncias

26 de janeiro de 2019 às 0h01

O Movimento dos Atingidos por Barragens (MAB) divulgou nota em seu site, na sexta-feira, informando que, desde 2015, são feitas denúncias sobre o risco de rompimento de barragens do complexo da Mina Feijão, em Brumadinho, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

“Comunidades locais temiam que algo acontecesse e, em audiências públicas, sempre se posicionaram contra a ampliação”, disse Pablo Dias, da coordenação estadual do MAB.

De acordo com o MAB, a mina teve sua ampliação aprovada em dezembro do ano passado pelo Conselho Estadual de Política Ambiental. A assessoria de imprensa do Sistema Estadual de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Sisema) informou que a autorização de expansão refere-se ao avanço da lavra do complexo minerário, sendo que os rejeitos não iriam para barragens. “O material minerado será processado a seco e empilhado dentro de cavas exauridas, que já foram mineradas, sem previsão de disposição em barragens de rejeitos”, diz a nota. Foi informado ainda que a barragem não recebia rejeitos desde de 2015.

Pablo Dias se dirigiu na sexta-feira para a região de Brumadinho, para acompanhar as consequências do rompimento da barragem da mineradora Vale. Dias se mostrou preocupado com a situação da Bacia do Paraopeba e com o abastecimento de água na região metropolitana. Ainda por meio da nota, o movimento presta solidariedade aos atingidos. “Mais uma vez, o lucro está acima de vidas humanas e do meio ambiente”, diz a nota.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail