Economia

Programa da Anglo American beneficia mais de 14 mil pessoas

Iniciativa global de voluntariado já viabilizou 177 projetos sociais no Estado

A Anglo American, mineradora que possui operação em Conceição do Mato Dentro e Alvorada
de Minas, na região central de Minas Gerais, vem buscando formas de reimaginar a mineração e
levar às comunidades em que atua desenvolvimento econômico e social de forma sustentável.
A empresa tem implementado uma cultura de solidariedade por meio do programa Embaixadores do Bem, iniciativa de voluntariado corporativo que está deixando um legado concreto nas comunidades onde está presente.

Projeto “Skate para Todos” promoveu inclusão social e autoestima
por meio do esporte FOTO: DIVULGAÇÃO / ANGLO AMERICAN

“O Embaixadores do Bem foi a melhor forma que encontrei de equilibrar meu desejo de fazer
algo que eu amo com a vontade de gerar impacto positivo real e imediato na sociedade. Ao longo
desses anos, tive a chance de participar de ações que já beneficiaram muitas pessoas, e isso me
mostra o quanto nosso trabalho coletivo importa”, ressalta a gerente de Excelência em Suprimentos
da Anglo American, Nathalia Silveira.

O programa é parte de uma iniciativa global da Anglo American. Desde 2019, a companhia investiu R$ 5,6 milhões, viabilizando 177 projetos sociais e beneficiando diretamente mais de 14 mil pessoas, com o suporte técnico e institucional da Fundação Anglo American, da CAF America, responsável pela due diligence e repasse dos recursos, e da Pyxera Global, que apoia toda a estrutura de inscrição e acompanhamento dos projetos.

São ações que nascem do envolvimento direto dos empregados, que colocam à disposição da sociedade suas habilidades profissionais e pessoais. Mais de 600 voluntários já se mobilizaram, criando vínculos, ampliando capacidades e promovendo o senso de pertencimento entre a empresa e as comunidades do entorno.

Um desses exemplos é a trajetória de Bruna Pimenta, analista de reassentamento da Anglo American. Voluntária desde 2021, Bruna participou de nove projetos sociais. “O voluntariado me transformou, fortaleceu meu propósito, ampliou minha empatia e me mostrou, na prática, que pequenas ações geram grandes mudanças. Fazer parte disso faz todo sentido para mim, porque acredito no poder da presença, do afeto e do compromisso com o outro”, afirma.

Esse compromisso também se reflete em parcerias transformadoras, como a construída com o Instituto Sementes do Saber, organização sem fins lucrativos que atua em Conceição do Mato Dentro, Dom Joaquim e Congonhas do Norte. Com 11 projetos aprovados pelo Embaixadores do Bem, o instituto beneficiou mais de 800 pessoas, atuando nas frentes de educação, saúde, bem-estar e desenvolvimento comunitário.

Linhas temáticas – Anualmente, são realizadas seleções de projetos dentro das linhas temáticas. Neste ano, foram: Meio Ambiente, Saúde e Bem-Estar, Desenvolvimento da Comunidade, Emprego e Geração de Renda, Educação e Treinamento, Esporte, Turismo e Cultura.

Foram 63 projetos selecionados em 2025, na região de Conceição do Mato Dentro, sendo 41 instituições a serem apoiadas pelo programa e 15 instituições com mais de um projeto
aprovado.

Plano de Mineração Sustentável – O programa Embaixadores do Bem integra a estratégia global da Anglo American e está em sintonia com os pilares do Plano de Mineração Sustentável da empresa, que se apoia nos princípios ESG. Ao estimular o protagonismo social de seus empregados, a empresa contribui diretamente para os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS), promovendo comunidades mais prósperas e resilientes.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas