Economia

Assaí registra vendas líquidas de R$ 35,1 bilhões no 1º semestre

Desempenho positivo é atribuído ao avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões de pontos adquiridos de hipermercados
Assaí registra vendas líquidas de R$ 35,1 bilhões no 1º semestre

A rede supermercadista Assaí alcançou, no primeiro semestre deste ano, vendas líquidas da ordem de R$ 35,1 bilhões, alta de 12,9%, em relação ao mesmo período de 2023, representando um incremento de R$ 4 bilhões. O desempenho foi atribuído ao avanço na maturação das lojas abertas a partir das conversões dos pontos adquiridos de hipermercados e um crescimento de 2,9% nas vendas de ‘mesmas lojas’.

Apenas no segundo trimestre de 2024, as vendas líquidas tiveram alta de 11,8% em comparação com o mesmo período do ano anterior, totalizando R$ 17,8 bilhões em faturamento e, na avaliação do diretor-presidente do Assaí, Belmiro Gomes, o 1º semestre foi encerrado com a abertura de novas unidades e evolução de rentabilidade, dada a contínua maturação das lojas novas e redução da alavancagem.

“O 2º semestre inicia com a celebração dos 50 anos. Será a maior campanha de nossa história: contaremos com a participação de mais de 50 fornecedores e distribuiremos R$ 20 milhões em prêmios, incluindo uma viagem em um navio exclusivo do Assaí com capacidade para 5 mil pessoas”, comemorou. 

O incremento nos números também pode ser atribuído à estratégia da rede, que atingiu o marco de 234 lojas, de um total de 293, em todo o Brasil, que contam com a implementação de algum tipo de serviço, seja açougue, empório de frios e/ou padaria. Este número representa quase 80% do parque de lojas e o desempenho reflete a proposta de inovação liderada pelo supermercadista. O foco da empresa é a melhoria contínua da experiência de compra, o que reflete a liderança na proposta de inovação no atacarejo.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


Com o aumento na oferta de serviços, junto a uma dinâmica comercial eficiente, a empresa observou um crescimento acelerado em vendas e na maturação do parque de lojas após a forte expansão dos últimos anos. As 64 conversões de hipermercados realizadas até o momento, presentes em localizações privilegiadas seguem em processo de maturação, contribuindo de forma relevante para os resultados da empresa.

As 47 lojas convertidas em 2022, que já apresentam uma fase mais avançada do processo de maturação, atingiram uma venda média, por loja, em torno de R$ 26,5 milhões no segundo trimestre de 2024. O patamar de vendas alcançado por essas lojas ao final do período representa vendas 25% superiores ao parque de lojas orgânicas inauguradas até 2022. 

Nos últimos 12 meses foram inauguradas 24 lojas, das quais 9 conversões e 15 lojas orgânicas, representando uma adição de 133 mil m² à área de vendas do Assaí.  Para o segundo semestre, estão previstas que mais 10 lojas sejam abertas, em linha com a orientação de 15 novas para o ano, o que levará o Assaí a superar a marca de 300 lojas em operação até o final de 2024.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas