Atlas vai implantar três usinas solares em Pirapora

A Atlas Renewable Energy, líder em energia limpa na América Latina, vai construir mais três usinas solares em Pirapora, no Norte de Minas Gerais. Embora a empresa não confirme, o complexo denominado “Lar do Sol” estaria estimado em R$ 600 milhões e terá capacidade de 239 megawatt-pico, o equivalente para abastecer 261 mil residências, e vai gerar 1.200 empregos durante a fase de implantação.
Um protocolo de intenções entre a empresa e o governo de Minas foi assinado nesta semana e o Instituto de Desenvolvimento Integrado de Minas Gerais (Invest Minas) intermediou o negócio. “Nossa atuação nesse projeto consistiu em fazer uma interação saudável entre a empresa e o governo de Minas, orientando os empreendedores sobre o que fazer para ter acesso a benefícios fiscais e, assim, viabilizar financeiramente a implementação do projeto”, conta o analista de Promoção de Investimento, Gustavo Pontello.
O governo do Estado destacou que o acordo reforça o compromisso do Executivo com a sustentabilidade, dando condições para a atração de novos empreendimentos de geração de energia limpa, que também abrem novos postos de trabalho e incrementam as arrecadações municipal e estadual. Neste sentido, em entrevista ao DIÁRIO DO COMÉRCIO nos últimos dias, o presidente da Invest Minas, João Paulo Braga, ressaltou o trabalho da agência no sentido de compreender os critérios que pautam as tomadas de decisões de investidores.
“É neste contexto que a gente busca parcerias com o setor privado, especialmente com organizações que conhecem seus respectivos mercados e que podem contribuir com boas informações. O resultado disso, e que reforça nossa estratégia vitoriosa na atração de investimentos em energia fotovoltaica, é que ainda esta semana anunciaremos mais um grande investimento em usina solar no Norte do Estado”, adiantou na ocasião.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Procurada, a Atlas Renewable Energy confirmou que o empreendimento refere-se à parceria firmada em julho do ano passado com a Unipar, líder na produção de cloro, soda e PVC na América do Sul para construção e operação de um parque de geração de energia solar e um PPA de longo prazo de parte da energia com a própria Unipar. Na época, foi informado que o total de energia gerada para a Unipar será suficiente para produzir cloro para tratamento de água para mais de 60 milhões de pessoas. As obras já começaram e as operações estão previstas para junho de 2022.
A Atlas Renewable Energy é uma empresa de geração de energia renovável que desenvolve, constrói e opera projetos de energia renovável com contratos de longo prazo nas Américas. O portfólio atual da empresa é de 2,2 GW de projetos contratados em fase de desenvolvimento, construção ou operação, e a empresa pretende expandir em mais 4 GW nos próximos anos.
A empresa ressaltou ainda que possui dois grandes projetos em Minas Gerais: este, o Lar do Sol – Casablanca II com a Unipar e o Lar do Sol Casablanca I com a Anglo American e financiamento de US$ 150 milhões.
Por fim, vale dizer que a Atlas Renewable Energy faz parte do Energy Fund IV, fundado pela Actis, um investidor de capital privado líder no setor de energia. O crescimento da Atlas Renewable Energy está focado nos principais mercados e economias emergentes, utilizando seu conhecimento comprovado de desenvolvimento, comercialização e estruturação para acelerar a transformação em direção à energia limpa.
Ouça a rádio de Minas