Economia

Avenida Afonso Pena vai ter obras de revitalização

Projeto da PBH prevê ciclovia, faixa preferencial para transporte coletivo e paisagismo
Avenida Afonso Pena vai ter obras de revitalização
O edital que será lançado pela Prefeitura estabelece intervenções entre a Praca Rio Branco e a Praça da Bandeira | Crédito: Alisson J. Silva/Arquivo DC

A avenida Afonso Pena passará por uma revitalização. O projeto, que abrangerá cerca de 4 quilômetros entre a Praça Rio Branco e a Praça da Bandeira, deve ser lançado em breve, com investimentos de aproximadamente R$ 20 milhões. O anúncio foi feito ontem em coletiva de imprensa pela Prefeitura de Belo Horizonte (PBH).

O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, afirmou que o edital do projeto deve ser lançado antes do final do ano e as intervenções devem ser concluídas em 2023.

“A Prefeitura decidiu dar um passo muito importante para alterar a lógica de funcionamento da Afonso Pena. Queremos retomar a avenida mais icônica da cidade às pessoas. Vamos privilegiar as calçadas, o deslocamento a pé, ciclovia e também a faixa preferencial do transporte coletivo. Será uma revitalização por completo, em cerca de 4,2 quilômetros da Praça Rio Branco até a Praça da Bandeira, com tratamentos diferenciados, paisagismo, tornando esta avenida, que um dia foi toda arborizada, mais acolhedora e feliz”.

No momento, a Prefeitura está fazendo as tratativas referentes às licenças necessárias. “Nossa expectativa é entregar esta intervenção em 2023. O projeto é mais que uma obra, é uma revitalização por completo, preservando o acesso das pessoas, dando condições das pessoas manterem as atividades e revigorando essa área”. 

A revitalização também será importante para a manutenção das atividades, como a Feira de Artesanato da Afonso Pena. “A Feira será totalmente preservada, tivemos diálogos com as entidades relacionadas à feira e às demais atividades da Afonso Pena e obtivemos apoio. Todos estão muito entusiasmados porque quanto melhor e mais vibrante ficar a Afonso Pena, mais nós vamos ter de atividades, de ganho econômico e de desenvolvimento para a cidade”.

Em coletiva à imprensa, prefeito Fuad Noman apresentou também a área de escape do Anel Rodoviário | Crédito: Amira Hissa / PBH

Área de escape

Entrou em funcionamento, no último domingo, a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. A infraestrutura, que tem o objetivo de reduzir o número de acidentes na via, demandou R$ 3,5 milhões em investimentos.

A área de escape foi construída na altura do quilômetro 541, pista sentido Vitória. O local também é conhecido como “descida do Betânia”, entre a BR-040 e o trevo do Betânia, a poucos metros do acesso ao Buritis. 

A infraestrutura engloba um trecho de quase 400 metros, sendo os 280 metros iniciais de pavimento flexível e parte em pavimento rígido, com pintura xadrez branca e vermelha.  Nos 93,5 metros intermediários fica localizada uma caixa preenchida com argila expandida (cinasita), com largura constante de 5 metros ladeada por uma faixa de 3,5 metros de pavimento flexível do lado esquerdo. Os 25 metros finais são em pavimento flexível para auxiliar na retirada de veículos e manutenção da caixa de cinasita.

De acordo com o prefeito de Belo Horizonte, Fuad Noman, a entrega da obra é muito importante para a Capital e tem o objetivo de reduzir os constantes acidentes registrados no Anel Rodoviário.

“A entrega da área de escape do Anel Rodoviário é muito importante, sabemos que é uma área muito perigosa e terá uma maior segurança agora. Esperamos que a obra contribua para a cidade, que traga segurança e reduza os acidentes”, explicou.  

O superintendente de Desenvolvimento da Capital, Henrique Castilho, explicou que a escolha da localização da área de escape foi baseada em diversos estudos e deve contribuir para a redução dos acidentes na região. 

“Abrimos, no último domingo, e está em pleno funcionamento a área de escape do Anel Rodoviário de Belo Horizonte. Trabalhamos muito para ter esta obra de engenharia que chamo de maravilhosa. É uma área onde foram registrados mais de 270 acidentes este ano. Foram feitos muitos estudos e desenvolvido um projeto muito bem pensado e planejado que tem objetivo de diminuir os acidentes. É uma grande vitória para Belo Horizonte”. 

O projeto foi desenvolvido pela BHTrans e executado pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). As obras tiveram início em outubro de 2021 e foram entregues em 31 de julho.

O superintendente de Mobilidade de Belo Horizonte, André Dantas, explicou que a localização da área de escape considerou a área disponível, o ângulo de aproximação em relação a curva e o trecho onde ocorrem mais retenções. No momento, não existem planos para a implementação de novas intervenções. 

“Quando uma intervenção dessa magnitude acontece, não podemos nos pautar pela percepção de um leigo e sim pelo sistema. São estudos feitos que pontuaram o local adequado. Esta era a intervenção mais crítica que poderia ser feita. Temos um investimento com retorno altíssimo. Obviamente isso não quer dizer que, posteriormente, nós não possamos viabilizar outras intervenções que sejam viáveis. Neste momento, o melhor que podia ser feito, foi feito”.

DC Responde

O que são áreas de escape?

As áreas de escape são dispositivos de segurança adotados em trechos de longas descidas, evitando acidentes causados por frenagens sem perícia ou perda de freio dos veículos. A estrutura é composta por uma caixa de concreto, algo semelhante a uma piscina com 100 metros de comprimento, com camadas de argila expansiva.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas