B3 e ABS abrem inscrições para o Pitch Corporate
Estão abertas as inscrições para a primeira edição de 2018 do Pitch Corporate, realizado pela Associação Brasileira de Startups (ABStartups), em parceria com a B3. O programa vai selecionar oito startups de todo Brasil para apresentar soluções inovadoras para grandes empresas. Os desafios lançados para essa edição foram desenvolvidos para a B3, uma das maiores empresas provedoras de infraestrutura para o mercado financeiro do mundo e parceira da ABStartups através do Foresee, programa de inovação da companhia. O Pitch Corporate é organizado pela ABStartups, entidade que representa, agrega e estimula o desenvolvimento de startups brasileiras. Segundo o diretor executivo da ABStartups, Rafael Ribeiro, as empresas estão cada vez mais à procura de startups para inovar, superar desafios e ganhar mais competitividade. “A colaboração entre startups e grandes empresas já é uma tendência mundial. O Pitch Corporate veio para consolidar esse movimento no Brasil, aproximando diferentes empresas para gerar inovação”, completa Rafael. Nessa edição serão quatro desafios e podem se inscrever startups que resolvam pelo menos um deles. Para cada desafio, serão selecionados duas startups. Os desafios propostos são: apresentar um assistente de Rh que auxilie o desenvolvimento de funcionários e que auxilie líderes a tomarem decisões estratégicas relacionadas ao desenvolvimento de equipes; criar um aplicativo interativo (gamificação) que simula o funcionamento geral do mercado de ações para transformar a participação de brasileiros no mercado de ações; criar uma plataforma para agendamento de reunião; criar um sistema que solucione problemas do computador através de inteligência artificial, sendo alimentado pelo remedy e por chatbot. O evento será realizado no dia 24/07, em São Paulo. As oito startups selecionadas terão dez minutos para apresentar seus negócios focando em como podem auxiliar a empresa. Segundo dados das edições anteriores, a cada dez pitches realizados, são agendadas sete reuniões e fechados quatro negócios. Segundo a diretora de Pessoas e Marca da B3, Ana Buchaim, é importante criar uma atmosfera em que sugestões de melhoria de processos, produtos e serviços sejam ouvidas e estimuladas. Como um dos valores da B3 é “ambiente para as pessoas se desenvolverem”, foi criado um desafio aos estagiários para que identificassem e apresentassem oportunidades de melhorias aos líderes da organização, sendo que as seis melhores fundamentaram o Pitch Corporate. Por meio dessa experiência, a B3 promoveu o desenvolvimento de seus estagiários (que aprenderam a estruturar um pitch e técnicas de apresentação) e ajudou a companhia identificar melhorias significativas. As inscrições para a primeira edição do Pitch Corporate 2018 podem ser feitas até 13 de julho de 2018. A ABStartups divulgará as startups selecionadas para o evento no dia 16 de julho de 2018. Fundada em 2011, a ABStartups é uma entidade sem fins lucrativos, que possui mais de 4 mil startups em sua base de dados e tem como missão promover o ecossistema brasileiro de startups nacionalmente e internacionalmente, fornecendo informações de mercado e ativando os agentes relevantes para aumentar a competitividade das startups brasileiras.
Ouça a rádio de Minas