Economia

Baixas temperaturas podem aquecer as vendas no Dia dos Namorados

Expectativa para maioria dos lojistas é de queda ou estabilidade nas vendas
Baixas temperaturas podem aquecer as vendas no Dia dos Namorados
Foto: Diário do Comércio/Arquivo/Alessandro Carvalho

A chegada do Dia dos Namorados, uma das datas mais importantes para o varejo no primeiro semestre, tem gerado expectativa entre lojistas e consumidores de Minas Gerais. Segundo levantamento da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio-MG), 45,4% dos empresários mineiros afetados pela data projetam um aumento nas vendas em relação a 2024. Entretanto, a maioria (54,6%) acredita que as vendas serão iguais (38,7%) ou piores (15,9%) que no ano passado.

Os motivos dessa divisão de opiniões, na percepção do vice-presidente da Fecomércio-MG e presidente do Sindicato do Comércio Lojista de Belo Horizonte (Sindilojas), Salvador Ohana, são a taxa Selic a 14,75% e a diminuição do consumo. Segundo ele, o empresário está otimista, mas apreensivo. “O lojista está com o pé atrás. Se ele conseguir empatar com as vendas do ano passado, já é uma vitória.”

Segundo Ohana, a instabilidade econômica e o receio de o governo federal estourar o teto de gastos interferem na confiança do empresário. “Isso tudo influencia também o consumo. A expectativa percebida na pesquisa é que o consumidor gaste com pequenos presentes, de R$ 50 a, no máximo, R$ 200”, diz.

De acordo com o estudo da Fecomércio-MG, otimismo (44,2%) e o valor afetivo (38,8%) envolvido na data são os principais motivos para a boa expectativa dos empresários mais otimistas. Entre os comerciantes que esperam vendas piores, as justificativas apresentadas foram: a crise econômica, para 40%, e o consumidor mais cauteloso, para 26,7%, já que a estimativa de 49% das empresas ouvidas é que o presente tenha valor entre R$ 70 e R$ 200 este ano.

Viagens e experiências gastronômicas são tendência para o Dia dos Namorados

A mudança de hábito dos consumidores faz com que setores além de calçados e vestuário se beneficiem das datas comemorativas, segundo o vice-presidente da Fecomércio-MG. “As pessoas estão gastando bastante em viagens, em restaurantes, e eu acho que no Dia dos Namorados não vai ser diferente”, frisou. Para ele, pousadas, hotéis, bares e restaurantes terão aumento nas vendas este ano.

O frio é outro ponto positivo para o setor. As baixas temperaturas registradas nos últimos dias melhoram as expectativas dos empresários. “Se o frio continuar até o Dia dos Namorados, isso nos favorece, porque o namorado ou a namorada podem presentear com uma roupa de lã, uma jaqueta, uma calça.”

Quanto ao método e à modalidade de pagamento, a pesquisa indica que, para 73,6% dos comerciantes, as compras serão à vista, com destaque para o Pix (27,6%). Cartão de crédito à vista (24,8%), débito à vista (10,5%) e dinheiro (1,7%) seguem como outras opções. Para 30,1%, as compras deverão ser no cartão de crédito parcelado.

Redes sociais são aposta de mais de 83% dos comerciantes para impulsionar as vendas no Dia dos Namorados

Para estimular as vendas, 53% dos empresários estão apostando na divulgação de produtos. As redes sociais dominam os investimentos. O Instagram é o meio de divulgação preferido por 83,1% dos entrevistados. WhatsApp (68,2%) e Facebook (24,8%) completam a lista dos canais de divulgação com maior aderência por parte dos empresários.

A economista da Fecomércio-MG, Fernanda Gonçalves, recomenda o uso das ferramentas digitais. “Os que souberem aproveitar as oportunidades para divulgar, comunicar, fidelizar e vender os seus produtos por meio das ferramentas digitais poderão promover melhores resultados financeiros e estratégicos em suas empresas.”

Depois das redes sociais, a escolha de divulgação por meio do rádio é a opção de 9,5%, seguida do “boca a boca”, com 4,5%.

Shoppings estão otimistas para o Dia dos Namorados

No Shopping Cidade, a gerente de marketing, Lucy Jardim, garante que a expectativa é de otimismo entre os lojistas. “Desde a pandemia, estamos vindo numa crescente promissora. Nossa expectativa nestas datas comemorativas é sempre alta”, diz.

Como incentivo para atrair ainda mais os clientes, o shopping lança a campanha “ApaiSHOWnados”, em que os clientes que comprarem acima de R$ 250 concorrem a um show com acompanhante em qualquer lugar do Brasil. O shopping também vai oferecer, no dia 12 de junho, uma programação especial para os casais que optarem por comemorar o dia por lá.

A gerente de marketing do ViaShopping Barreiro, Marina Durso, afirma que as expectativas dos lojistas também são boas e que as instabilidades econômicas não devem afetar o consumo. Segundo ela, o shopping aposta no diferencial de estar próximo da comunidade local, entendendo e entregando ações que fazem sentido dentro do contexto da região.

“Nossa expectativa para o Dia dos Namorados deste ano é bastante positiva. Apostamos em um crescimento de fluxo e vendas durante o período da campanha que elaboramos, especialmente porque criamos uma ação que vai além da troca de presentes. A campanha ‘Pra viver a dois’ reforça o posicionamento do ViaShopping como um espaço de convivência e experiências afetivas, promovendo o que há de mais valioso na vida a dois: o tempo de qualidade e a construção de memórias”, afirmou.

Ainda segundo Marina Durso, o olhar estratégico, aliado à campanha e ao mix de mais de 180 lojas, “tornará este Dia dos Namorados ainda mais assertivo que o do ano passado, tanto em engajamento quanto em resultados”, finalizou.

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