BDMG capacita municípios mineiros para desenvolvimento de projetos sustentáveis

O Banco de Desenvolvimento de Minas Gerais (BDMG) está com inscrições abertas para treinar gestores municipais que desejam implementar projetos sustentáveis em suas cidades. O curso gratuito vai apresentar tecnologias e práticas apropriadas para municípios de pequeno porte e distritos, no setor de projetos sustentáveis em áreas como as de energia e de saneamento.
As inscrições podem ser realizadas até a próxima segunda-feira (4), e o treinamento começa já na terça-feira (5). O objetivo é orientar os profissionais para implementarem projetos a caminho de um desenvolvimento sustentável em Minas.
A iniciativa faz parte do Programa de Mobilização dos Municípios para a Sustentabilidade, parceria entre o BDMG e a Agência Francesa de Desenvolvimento (AFD), com apoio da GFA e Way Carbon.
O presidente do BDMG, Gabriel Viégas Neto, explica que esta é uma iniciativa do banco que tem o compromisso de auxiliar o desenvolvimento sustentável dos municípios, muitas vezes desacreditados.
“As pessoas imaginam que os projetos são complexos e inalcançáveis, mas é possível, com capacitação, conhecer novas tecnologias e criar soluções com impactos positivos para a população e as prefeituras em termos de economia, de desenvolvimento social, e que sejam ambientalmente responsáveis”, afirma Neto.
O presidente ainda relembra o balanço do último ano, em que 40% dos desembolsos do BDMG foram alinhados a pelo menos um Objetivo de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU).
No ano passado o BDMG já havia realizado outra edição deste curso. Na ocasião, participaram gestores de mais de 200 municípios mineiros.
Confira a programação do treinamento
O treinamento possui três módulos, que acontecerão de forma remota. Os conteúdos giram em torno de técnicas e práticas sustentáveis para economia de energia e tecnologias para tratamento de resíduos e esgoto, além da apresentação de estudos de casos que comprovam a viabilidade das ações.
No 5 de março, o tema central da capacitação será “Gestão Municipal: como economizar na conta de energia?”.
Já no dia 12 de março, o assunto a ser debatido é “Água e Esgoto: Desafios Atuais e Tecnologias Apropriadas”. O último painel, em 19 de março, apresenta as “Metas regulatórias e soluções para o manejo de resíduos sólidos e limpeza urbana”.
Confira os profissionais que ministrarão as temáticas:
- Roberto Velásquez, doutor em Engenharia Elétrica e 25 anos de experiência no setor energético;
- José Zloccowick, consultor de projetos na área de energia e mudanças climáticas;
- Professor Pedro Heller, engenheiro civil, mestre e doutor em Saneamento, Meio Ambiente e Recursos Hídricos, chefe de destinação final de resíduos na Superintendência de Limpeza Urbana (SLU) em Belo Horizonte.
Linhas de créditos para as prefeituras
O BDMG também vai direcionar, até abril deste ano, R$ 300 milhões em linhas de crédito para as prefeituras. O banco, desde 2019, investe em financiamentos para projetos de saneamento básico, resíduos sólidos e eficiência energética ou energia renovável nos municípios, com aportes que chegam a R$ 175 milhões.
O valor disponível para o primeiro quadrimestre do ano poderá, também, ser utilizado para iniciativas sustentáveis nos municípios.
Ouça a rádio de Minas