Bélgica e Minas Gerais estreitam laços em reunião sobre investimentos e parcerias

Com o objetivo de atrair investimentos belgas para Minas Gerais, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por iniciativa do Centro Internacional de Negócios (CIN), sediou uma reunião, nesta quinta-feira (24), em que foi apresentada a nova missão da Bélgica no Brasil, que vai ter início no dia 24 de novembro, em São Paulo.
A visita foi marcada pela presença da cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart, do cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Rabelo, e representantes de importantes empresas de vários setores produtivos do Estado.
“Essa nova missão será uma das maiores que a Bélgica fará aqui no Brasil, e o programa vai direcionar o foco para oito setores econômicos identificados, pois são oito setores promissores para aumentar a cooperação entre a Bélgica e o Brasil”, diz Caroline Mouchart.
Segundo a representante do país belga, os setores de interesse por parte das empresas estrangeiras são:
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
- aeroespacial,
- ciências da saúde e da vida,
- tecnologia climática: tecnologia limpa e fontes de energia renováveis,
- circular e bioeconomia,
- portos, infraestrutura e construção,
- tecnologias digitais e fintech,
- agronegócio, agricultura sustentável e nutrição
- e entretenimento e jogos.
“Dentro desse programa, precisamos entender que, quando as empresas belgas decidem em querer atrair investimentos do Brasil, essa missão é uma competência não do nível federal, mas das regiões. Nós temos em São Paulo três conselheiros econômicos que correspondem às regiões de Flandres, Bruxelas e Valônia. São conselheiros que nos ajudam a promover a economia no Brasil”, explica Caroline Mouchart.

- Leia também: Zema recebe embaixador da Bélgica para discutir possibilidades de investimentos em Minas
A diplomata enfatiza que, apesar das escolhas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro para sediar o início da missão belga, a cidade de Belo Horizonte é estratégica para fortalecer novos negócios com empresas mineiras.
Ela diz: “Minas Gerais é um importante Estado, em vários setores produtivos, e não faremos o encontro por aqui por motivo de logística, mas todas as empresas interessadas são convidadas a participar do encontro”.
“Eu acompanhei a missão realizada pela Bélgica em 2010, mas esta segundamente é bem maior. Nós teremos mais de 400 pessoas visitando o Brasil, porém, infelizmente não estarão visitando Minas Gerais, entretanto, todas as empresas mineiras estão convidadas para ir ao Rio de Janeiro ou São Paulo participar desta missão”, explica Henrique Rabelo.

“Vejo que é uma missão cujo tamanho me impressiona, pois serão 175 empresas de vários setores visitando os setores produtivos. Eu fico à disposição aqui em Belo Horizonte para atender qualquer empresa ou dúvida que houver, além de, eventualmente, fazer a ponte para a missão que será iniciada”, acrescenta Rabelo.
Ouça a rádio de Minas