Economia

Bélgica e Minas Gerais estreitam laços em reunião sobre investimentos e parcerias

Fiemg fez reunião com o objetivo de apresentar nova missão da Bélgica no Brasil. Saiba mais
Bélgica e Minas Gerais estreitam laços em reunião sobre investimentos e parcerias
Reunião da Fiemg sobre missão da Bélgica no Brasil e interesse em investimentos em Minas Gerais. Foto: Dione AS / Diário do Comércio.

Com o objetivo de atrair investimentos belgas para Minas Gerais, a Federação das Indústrias de Minas Gerais (Fiemg), por iniciativa do Centro Internacional de Negócios (CIN), sediou uma reunião, nesta quinta-feira (24), em que foi apresentada a nova missão da Bélgica no Brasil, que vai ter início no dia 24 de novembro, em São Paulo.

A visita foi marcada pela presença da cônsul-geral da Bélgica no Rio de Janeiro, Caroline Mouchart, do cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Rabelo, e representantes de importantes empresas de vários setores produtivos do Estado.

“Essa nova missão será uma das maiores que a Bélgica fará aqui no Brasil, e o programa vai direcionar o foco para oito setores econômicos identificados, pois são oito setores promissores para aumentar a cooperação entre a Bélgica e o Brasil”, diz Caroline Mouchart.

Segundo a representante do país belga, os setores de interesse por parte das empresas estrangeiras são:

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


  • aeroespacial,
  • ciências da saúde e da vida,
  • tecnologia climática: tecnologia limpa e fontes de energia renováveis,
  • circular e bioeconomia,
  • portos, infraestrutura e construção,
  • tecnologias digitais e fintech,
  • agronegócio, agricultura sustentável e nutrição
  • e entretenimento e jogos.

“Dentro desse programa, precisamos entender que, quando as empresas belgas decidem em querer atrair investimentos do Brasil, essa missão é uma competência não do nível federal, mas das regiões. Nós temos em São Paulo três conselheiros econômicos que correspondem às regiões de Flandres, Bruxelas e Valônia. São conselheiros que nos ajudam a promover a economia no Brasil”, explica Caroline Mouchart.

Caroline Mouchart, cônsul-geral da Bélgica, em reunião da Fiemg sobre missão da Bélgica no Brasil e interesse em investimentos em Minas Gerais. Foto: Dione AS / Diário do Comércio.
Caroline Mouchart, cônsul-geral da Bélgica, em reunião da Fiemg sobre missão da Bélgica no Brasil e interesse em investimentos em Minas Gerais. Foto: Dione AS / Diário do Comércio.

A diplomata enfatiza que, apesar das escolhas de cidades como São Paulo e Rio de Janeiro para sediar o início da missão belga, a cidade de Belo Horizonte é estratégica para fortalecer novos negócios com empresas mineiras.

Ela diz: “Minas Gerais é um importante Estado, em vários setores produtivos, e não faremos o encontro por aqui por motivo de logística, mas todas as empresas interessadas são convidadas a participar do encontro”.

“Eu acompanhei a missão realizada pela Bélgica em 2010, mas esta segundamente é bem maior. Nós teremos mais de 400 pessoas visitando o Brasil, porém, infelizmente não estarão visitando Minas Gerais, entretanto, todas as empresas mineiras estão convidadas para ir ao Rio de Janeiro ou São Paulo participar desta missão”, explica Henrique Rabelo.

Cônsul honorário da Bélgica em Minas Gerais, Henrique Rabelo. Foto: Dione AS / Diário do Comércio.

“Vejo que é uma missão cujo tamanho me impressiona, pois serão 175 empresas de vários setores visitando os setores produtivos. Eu fico à disposição aqui em Belo Horizonte para atender qualquer empresa ou dúvida que houver, além de, eventualmente, fazer a ponte para a missão que será iniciada”, acrescenta Rabelo.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas