Belo Horizonte abre licitação para construção de trincheira na avenida Cristiano Machado

A Prefeitura de Belo Horizonte iniciou nesta segunda-feira, 16, o processo de licitação para a construção de uma trincheira na avenida Cristiano Machado, em frente à Catedral Cristo Rei, na região de Venda Nova. Com o valor máximo de R$ 191,7 milhões para as propostas, o projeto prevê a implantação de uma estrutura viária com boulevard, além de recursos de iluminação, drenagem, sinalização e pavimentação locais.
Os recursos da obra são derivados do Fundo de Mobilidade Urbana (FMU), e a execução será supervisionada pela Superintendência de Desenvolvimento da Capital (Sudecap). O prazo estimado para conclusão é de 1.080 dias corridos, contados a partir da emissão da Ordem de Serviço.
Situada na intersecção da avenida Vilarinho até a MG-010, a obra promete desafogar o trânsito na região com a construção de uma trincheira de 780 metros, com boulevard na parte coberta em frente à Catedral. Também estão previstas uma pista de aceleração entre as avenidas e o alargamento de um viaduto já existente sobre a linha do metrô.
As empresas interessadas em participar da licitação devem entregar as propostas, exclusivamente por meio eletrônico no site da prefeitura, até 28 de janeiro de 2025.
Projeto dá sequência às obras de mobilidade no Vetor Norte
Historicamente, a avenida Cristiano Machado – uma das principais malhas viárias de Belo Horizonte – enfrenta problemas de congestionamento devido ao avanço populacional nas últimas décadas. A via é um dos principais acessos ao vetor Norte da Capital, que nos últimos anos apresenta uma as maiores taxas de crescimento do município.
De acordo com estudos presentes no edital, ao todo, são 44 linhas de transporte coletivo que transitam nesta avenida, além de 70 mil veículos particulares por dia. O público estimado é de 350 mil passageiros, que, por muitas vezes, trafegam por horas em razão dos congestionamentos.
Para solucionar parte dos problemas, a PBH vem realizando um conjunto de obras com foco em aumentar a capacidade de tráfego na avenida, simplificando o acesso a regiões como Venda Nova e Pampulha. Dentre as recentes ações, estão a implantação de viadutos, obras de adequações viárias e requalificação urbana no encontro da via com outras importantes avenidas, como Waldomiro Lobo, Sebastião de Brito e Saramenha.
Nas três localidades, os investimentos somam R$ 224 milhões. O montante é resultado de um financiamento da Corporação Andina de Fomento (CAF) e também recursos próprios da Prefeitura (ROT).
Ouça a rádio de Minas