Belo Horizonte tem um caso suspeito de intoxicação por metanol; Secretaria de Saúde faz recomendações

Uma mulher de 48 anos está internada em uma Unidade de Pronto Atendimento (UPA) de Belo Horizonte, com suspeita de intoxicação por metanol. A informação foi confirmada nesta terça-feira (7) pela Secretaria de Estado de Saúde de Minas Gerais (SES-MG).
Na segunda-feira (6), o Centro de Informações Estratégicas em Vigilância em Saúde de Minas Gerais (Cievs-Minas) foi notificado sobre dois casos suspeitos de intoxicação por metanol após a ingestão de bebidas alcoólicas: um em Belo Horizonte (citado acima), que está sendo investigado, e outro em Poços de Caldas, no Sul de Minas, que foi descartado.
Por meio de nota, a SES informou que “efetuou a coleta das amostras dos materiais, que serão encaminhadas para análise da Polícia Científica de Minas Gerais, conforme protocolo estabelecido no Estado”.
Leia também: Metanol gera crise de confiança na ‘Capital dos Bares’: estabelecimentos de BH se manifestam
Veja as orientações da Secretaria de Saúde
O órgão de saúde alerta a população sobre os riscos do consumo de bebidas de procedência duvidosa e enumera possíveis sintomas de intoxicação por metanol:
- náuseas,
- vômitos,
- dor abdominal,
- cefaleia, geralmente de forte intensidade,
- confusão,
- vertigem,
- perda de visão,
- borramento visual.
No caso destes sintomas, especialmente quando persistem ou se agravam entre 6 e 72 horas após a ingestão de bebida destilada, a Secretária de Saúde recomenda procurar atendimento médico imediatamente.
“O Centro de Informação e Assistência Toxicológica de Minas Gerais (CIATox/MG) permanece disponível 24 horas por dia para orientação técnica e assistência em casos de intoxicação, reforçando seu papel como referência estadual em toxicologia. Todos os casos suspeitos devem ser comunicados ao CIATox/MG, que fornecerá orientações clínicas e realizará a notificação imediatamente ao Cievs-Minas”, informou, ainda, por meio de nota.
Brasil já tem 17 casos confirmados
O último balanço do Ministério da Saúde, divulgado na noite dessa segunda (6), mostra que o Brasil já contabiliza 17 casos confirmados de intoxicação por metanol, e outras 200 ocorrências investigadas. A maior parte das notificações se concentra em São Paulo.
Até então, duas pessoas tiveram a morte confirmada por intoxicação por metanol, e outros 12 óbitos são investigados.
Ouça a rádio de Minas