Economia

Aportes da BH Airport terão reembolso

Aportes da BH Airport terão reembolso
Valor se refere a condições de reembolsos de obras que deveriam ter sido realizadas pelo poder público, ou seja, a Infraero | Crédito: Divulgação/BH Airport

O Grupo CCR, que, junto com a Zürich Airport, forma a BH Airport, concessionária que administra o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, localizado em Confins, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), comunicou ao mercado a assinatura de um aditivo ao contrato de concessão do terminal.

Assinado com a Agência Nacional de Aviação Civil (Anac), com interveniência da Empresa Brasileira de Infraestrutura Aeroportuária (Infraero), o ajuste prevê recebimentos de até R$ 352 milhões pela concessionária nos próximos anos.

O valor se refere a condições de reembolsos de obras que deveriam ter sido realizadas pelo poder público, ou seja, Infraero, mas que foram executadas pela BH Airport – desde que assumiu o principal aeroporto de Minas Gerais, em 2014. Consta no documento divulgado pelo grupo que, a partir da referida alteração, foram revistos o escopo original destas intervenções e os limites de reembolso com base no valor global previsto no contrato.

Assim, a concessionária receberá de imediato R$ 33,25 milhões, referentes a obras executadas. Além disso, outros R$ 46,32 milhões serão pagos à empresa no primeiro semestre de 2021.

Por fim, o aditivo prevê um mecanismo para reembolso de obras futuras a serem feitas pela BH Airport no Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, cujo saldo disponível é de cerca de R$ 272,3 milhões.

Planejamento – Procurada, a BH Airport não disponibilizou fonte para comentar o assunto. No comunicado ao mercado, o grupo ressaltou que “a assinatura do aditivo ao contrato de concessão representa a concretização de mais uma importante etapa do planejamento estratégico do Grupo CCR, que visa o seu crescimento qualificado e agregar valor aos seus acionistas”.

Vale lembrar que a BH Airport é uma sociedade de propósito específico (SPE) formada pelo grupo CCR – um dos maiores grupos de concessão de infraestrutura da América Latina -, e Zürich Airport, operador aeroportuário internacional de Zurique, na Suíça, com 51% de participação, além da Infraero, que detém 49%.

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