BH Airport aumenta número de destinos domésticos com voos diretos

O Aeroporto Internacional de Belo Horizonte (BH Airport) aumentou em 20,6% o número de destinos domésticos com voos diretos neste ano. Com cerca de 70 destinos do tipo, o terminal mineiro está em 2º lugar neste quesito no País, atrás somente do aeroporto de Viracopos, no estado de São Paulo. Nos quatro primeiros meses deste ano, o número total de passageiros do BH Airport cresceu quase 8% em relação ao mesmo período de 2023. Foram cerca de 3,6 milhões de pessoas, sendo a grande maioria – 70% – de passageiros locais.
Em média, foram realizadas 150 decolagens por dia no quadrimestre, uma alta de 15,3% em comparação com a média do ano passado, segundo dados da concessionária do terminal. O número é resultado de 17.288 decolagens entre janeiro e abril de 2024, aumento de 7,6% em relação ao mesmo período de 2023.
O BH Airport já tinha atingido no ano passado um novo marco, ao oferecer voos diretos para todas as capitais do Nordeste e ser o único terminal do Sudeste a ter voo para Guanambi (BA), Lençóis (BA) e Parnaíba (PI). Agora, é também o único aeroporto desta região do País com destino para Rio Branco (AC).
O gestor de Operações e Segurança do BH Airport, Robson Freitas, conta que o aumento no número de destinos domésticos com voo diretos reflete a economia aquecida, além da demanda reprimida pela pandemia. Este ano o aeroporto conseguiu recuperar 100% da sua movimentação anterior ao período de emergência mundial.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
“Isso vem muito de encontro com nossa estratégia de negócios, que é encurtar distâncias, conectar destinos, para que a gente possa viabilizar, não só para o passageiro mineiro, mas aquele que vem se conectar aqui, essa gama de destinos”, disse Freitas.
Do ano passado até este mês, o número de destinos internacionais do BH Airport quadruplicou, com voos para Bogotá, na Colômbia, Buenos Aires, na Argentina, Cidade do Panamá, capital do país panamenho, Curaçao, no Caribe, Fort Lauderdale e Orlando, nos Estados Unidos, Lisboa, em Portugal, e Santiago, no Chile.
BH Airport estima fechar ano com alta de 7% no número de passageiros
A estimativa da concessionária é que as férias do meio de ano – tradicional período de viagens – aumentem expressivamente a demanda do aeroporto. É esperado que, neste mês de junho, cerca de 970 mil passageiros transitem no terminal, um crescimento de 18% na comparação com o mesmo mês do ano passado. “Tudo indica que em julho também vamos manter uma alta expressiva comparada com 2023”, declara Freitas.
A concessionária vê no turismo estadual, impulsionado pela gastronomia, cultura e contato com a natureza, uma fonte para o crescimento das operações. Atualmente, o BH Airport oferece voos para 14 cidades do Estado: Araxá, Governador Valadares, Ipatinga, Juiz de Fora, Manhuaçu, Montes Claros, Paracatu, Patos de Minas, Salinas, Teófilo Otoni, Uberaba, Uberlândia, Varginha e Divinópolis. “A gente tem percebido esse maior apetite do mercado local por viajar”, finaliza Freitas.
Para o ano, a estimativa do BH Airport é que 11,3 milhões de passageiros embarquem e desembarquem no terminal em busca de voos nacionais e internacionais, um crescimento de 7% em relação ao movimento de passageiros do ano passado.
Ouça a rádio de Minas