Economia

Belo Horizonte sedia maior Congresso de Cooperativismo de Crédito da América Latina

Com a presença do governador Romeu Zema na abertura, o evento terá mais de 70 palestrantes
Belo Horizonte sedia maior Congresso de Cooperativismo de Crédito da América Latina
Registro da última edição do Congresso de Cooperativismo de Crédito | Foto: Divulgação Confebras

O setor de cooperativas de crédito em Minas Gerais lidera o ranking mineiro do cooperativismo com mais cooperados e maior volume de negócios do Estado. São mais de 2,7 milhões de cooperados em 182 cooperativas que movimentam cerca de R$ 71 bilhões. É neste cenário que cerca de seis mil líderes e gestores devem se encontrar on-line ou presencialmente no 15º Congresso Brasileiro do Cooperativismo de Crédito (Concred), o maior evento do setor na América Latina.

O congresso acontece no Expominas, em Belo Horizonte, a partir desta quarta-feira (7), e vai até sexta (9).

“Minas Gerais é um ícone. Temos aqui o maior número de cooperativas entre os estados brasileiros e podemos expandir muito mais. A população é muito maior e a representação ainda é pequena”, comenta o presidente da Confederação Brasileira das Cooperativas de Crédito (Confebras), Moacir Krambeck.

Com a presença do governador Romeu Zema (Novo) na abertura, o Congresso terá mais de 70 palestrantes em painéis de debates e workshops, além de uma Feira de Negócios com 70 expositores. Com o tema central “A sustentabilidade humana e o mundo exponencial: construir o futuro em tempos de transformação”, o congresso vai abordar os pilares ESG (ambiental, social e de governança), em consonância com os Objetivos de Desenvolvimento Sustentável da ONU.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


ESG está no DNA do cooperativismo

Sobre o tema escolhido para o Congresso, o presidente destaca que é uma preocupação que está no DNA do cooperativismo. “Já preocupamos com a governança, com o social e o meio ambiente desde a nossa fundação, mas temos que colocar estes temas mais em evidência porque o planeta está precisando cada vez mais disso. E o cooperativismo pode ser a alavanca de mudar o cenário do planeta nos próximos anos, pois quando a gente une, a gente consegue transformar. Sozinho, a gente não consegue absolutamente nada”, afirmou.

No primeiro dia do evento, o Concred traz o fundador do Movimento Global em Sustentabilidade, John Elkington. O autor britânico defende o conceito “Triple Bottom Line”, que integra sustentabilidade ambiental, social e econômica como fundamentos essenciais para as empresas.

Dentre os palestrantes confirmados estão Miguel Falabella, o músico Marco Túlio, Lúcia
Helena Galvão, Edney Interney Sousa, Lúcia Barros, Dora Kaufman, Lígia Zotini, Luiz
Felipe Pondé, Rony Meisler, Ricardo Rocha e Estevam Sartoreli, que trarão suas
experiências e insights sobre diversos temas.

O 15º Concred é uma realização da Confebras, com correalização do Sicoob. A programação completa do 15o Concred está disponível neste link.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas