Black Friday: 60% vão às compras

Nos últimos anos, a Black Friday tornou-se uma das principais datas comerciais do País. A expectativa de promoções e oportunidades faz com que boa parte da população aguarde a chegada da data para comprar itens que estão na lista de desejos. E neste ano não será diferente, conforme aponta uma pesquisa realizada pela Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG). Segundo o levantamento, 60% dos consumidores mineiros vão às compras neste mês.
Dentre os ramos mais citados pelos entrevistados, destacam-se Supermercado/Hipermercado (15,4%), Calçados (14,6%), Vestuário (13,8%), Eletrodomésticos (10,8%), Cosmético e Perfumaria (10,0%) e Eletrônicos (8,5%).
Ainda de acordo com a pesquisa, 63,6% dos mineiros irão realizar suas compras on-line, enquanto 36,4% farão suas compras nas lojas físicas. Perguntados sobre quando pretendem realizar as compras, 69,1% responderam que no dia exato da Black Friday (24 de novembro), enquanto 30,9% pretendem aproveitar as pequenas promoções anteriores à data, os famosos “esquentas Black Friday”.
Na opinião do economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, a Black Friday é um período de oportunidades e o que irá ditar o ritmo das vendas serão os descontos. “Como vimos nos dados, há espaço de crescimento para todos. Para os lojistas, que poderão aumentar suas vendas e girarem seus estoques; e para os consumidores, que poderão encontrar preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos”, analisa.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Natal
O levantamento da FCDL Minas também sondou os mineiros sobre as compras de Natal, já que a Black Friday é um período de oportunidades. Contudo, 45,5% dos consumidores disseram que vão realizar suas compras na última hora, ou seja, na semana do Natal. Já 32,7% querem aproveitar as promoções da Black Friday e outros 21,8% vão efetuar as compras natalinas no decorrer de dezembro.
“Tais dados evidenciam que os consumidores ainda estão cautelosos, aguardando muitas definições no cenário atual, como a situação do crédito encarecido e a taxa de juros alta, além de estarem se reestruturando em função de compromissos financeiros passados. Apesar disso, para os lojistas, ambas as datas são oportunidades de reforçar seus caixas, principalmente o Natal, que é uma data muito atrelada ao apelo sentimental”, finaliza Vinícius Carlos.
Ouça a rádio de Minas