Economia

Black Friday 2024: mineiros preferem comprar no dia 29 de novembro

Consumidores acreditam que, na data, mais descontos estarão disponíveis
Black Friday 2024: mineiros preferem comprar no dia 29 de novembro
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

No Brasil convencionou-se por grande parte das empresas que a Black Friday não é apenas no dia dedicado às promoções, mas sim durante todo o mês de novembro. Entretanto, 80% dos mineiros afirmam que vão efetuar as compras somente no dia 29 de novembro, data exata da Black Friday neste ano, quando acreditam que haverá maiores descontos disponíveis.

É o que revela pesquisa da Federação das Câmaras de Dirigentes Lojistas do Estado de Minas Gerais (FCDL-MG) 

Segundo o economista da FCDL-MG, Vinícius Carlos Silva, de modo geral o consumidor tende a pesquisar e acompanhar a variação dos preços de produtos de interesse ao longo de todo o mês, na expectativa de alcançar o maior desconto possível antes de efetivar a compra.

“Alguns lojistas realmente fazem promoções maiores no dia exato da Black Friday. Portanto, para os menos ansiosos, aguardar pode ser uma boa estratégia”, avalia.

O conteúdo continua após o "Você pode gostar".


De acordo com o levantamento, 54% dos mineiros vão optar pelas compras nas lojas online, enquanto 46% dos entrevistados afirmaram que preferem as lojas físicas.

“A praticidade e a possibilidade de comparar preços em poucos cliques são diferenciais que tornam as compras on-line atrativas. Por outro lado, vemos que uma boa parcela de consumidores também não abre mão de ver de perto os produtos e de receber o atendimento presencial”, explica o economista.

Saiba quais são os produtos preferidos dos mineiros para esta Black Friday

  • Eletrônicos e Eletrodomésticos (25,1%),
  • Vestuário e Calçados (24,7%),
  • Supermercado e Hipermercado (11,6%),
  • Cosméticos e Perfumaria (11,2%)
  • e Móveis (7,7%).

Veja os meios de pagamento que serão mais usados nesta Black Friday

  • Cartão de crédito parcelado é a preferência de 52% dos entrevistados,
  • seguido por cartão de crédito à vista com 16%,
  • PIX também com 16%,
  • cartão de débito aparece na sequência, com 13%
  • dinheiro somando apenas 3%.

De acordo com o economista da FCDL-MG, a Black Friday é um período de oportunidades. “Além da possibilidade de encontrar promoções e preços atrativos em itens que estão em sua lista de desejos, o consumidor tem um incentivo a mais em novembro com o pagamento da 1ª parcela do 13º salário, que deve injetar R$ 16 bilhões na economia do Estado”, considera.

Os mineiros e as compras para o Natal

Tendo em vista a proximidade da Black Friday com o Natal, o levantamento procurou saber também se os mineiros pretendem antecipar suas compras para a celebração no fim do ano.

  • A maioria (36%) disse que as compras de Natal ficarão para a última hora,
  • enquanto 32% querem mesmo aproveitar a Black Friday,
  • Outros 32% preferem comprar na primeira semana de dezembro, arriscando um possível “rescaldo” da Black Friday.

Segundo o presidente da FCDL-MG, Frank Sinatra, diante destes dados, cabe aos lojistas aproveitarem o momento, pois a Black Friday traz boas oportunidades de vendas para os mineiros, de testar produtos e de se preparar para a melhor data comercial do ano, que é o Natal.

“O que vale é ser criativo, colocando em prática ações que atraiam o consumidor por meio de descontos, temáticas diferenciadas, atendimento customizado e novidades”, reforça o dirigente.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas