Economia

Black Friday: empresas esperam aumentar em até 50% o volume de vendas

Quase metade das empresas pretendem reduzir em até 50% o preço de produtos e serviços no próximo dia 29
Black Friday: empresas esperam aumentar em até 50% o volume de vendas
Foto: Paulo Pinto/Agência Brasil

As vendas da Black Friday em Minas Gerais têm tudo para ser uma das melhores dos últimos anos. Consolidada como uma das mais importantes datas do varejo, os empreendedores aumentaram a adesão ao evento e planejam promoções para atrair a atenção do consumidor.

Segundo levantamento realizado pelo Núcleo de Pesquisa e Inteligência da Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Estado de Minas Gerais (Fecomércio MG), 46,5% das empresas em Minas Gerais pretendem participar da Black Friday – um aumento de aproximadamente 9% em comparação ao ano passado. Para 56,6%, a expectativa é de um aumento de até 40% em vendas, enquanto 20,6% esperam um crescimento superior a 50%.

Para a economista da Fecomércio MG, Gabriela Martins, a expectativa positiva tem forte contribuição do atual cenário econômico nacional, que, apesar dos altos juros, está favorável para o consumo. “O mercado de trabalho está aquecido e isso significa maior renda circulando e, consequentemente, um aumento na probabilidade de consumo da população em comércio e serviços”, analisa.

A oferta de descontos atrativos a partir de promoções e liquidações segue entre as principais estratégias dos comerciantes. Cerca de 50% das empresas pretendem reduzir em até 50% o preço de produtos e serviços no próximo dia 29, seja a partir da loja física ou em canais de e-commerce.

Apesar do crescimento nas duas modalidades, 46,5% das empresas adotarão ações nas lojas físicas e 24,9% também apostarão no comércio eletrônico. Ao analisar este contexto, Gabriela Martins argumenta que, além de ser uma forte característica do consumidor, a predominância da venda física reflete que uma parcela dos negócios em Minas Gerais ainda não possuem forte presença no e-commerce.

Além disso, os recentes aumentos nos custos em logística e taxas nas plataformas podem levar os negócios a serem mais cautelosos na realização de promoções. “Hoje a gente tem encarado um aumento do custo de logística, de plataformas, uma dificuldade do empresário de estar inserindo nesses meios, o que beneficia a tradição da loja física”, acrescenta a economista.

Maioria acredita que Black Friday não prejudicará Natal

Um tema de discussões entre empresários é com relação ao impacto da Black Friday nas vendas do Natal. Em 2024, o intervalo entre as duas datas é de 26 dias.

A pesquisa da Fecomércio MG indica que 61,3% dos empreendedores acreditam que uma data não prejudicará a outra e 21,8% ainda argumentam que há um impacto positivo devido à possibilidade de antecipação de algumas compras.

Por outro lado, 17% afirmam que pode ser prejudicial, já que a antecipação de gastos pode levar a um esgotamento financeiro para as compras em dezembro.

Apesar de dividir opiniões, Gabriela Martins salienta a importância dos empresários de planejarem quais produtos entrarão em promoção para manter a lucratividade. “Este é um momento dos empresários definirem produtos e estoque, além de realizarem ações, como bom atendimento, preço justo e facilidade de pagamento para cativarem o consumidor a comprar nas duas datas”, conclui.

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