BMB expandirá linha de cabos de aço para pneus com aportes de R$ 100 milhões

A Belgo-Mineira Bekaert Artefatos de Arame (BMB), empresa formada a partir de uma parceria entre a ArcelorMittal e a Bekaert, vai investir R$ 100 milhões até o segundo semestre de 2022 nas unidades produtoras de steel cord (cabos de aço para reforço de pneus de carros e caminhões).
O anúncio dá sequência ao plano de crescimento da planta de Itaúna (Centro-Oeste), que ocorre desde 2018 e também produz insumos para a fábrica de Sumaré (SP).
O segmento de steel cord conta ainda com outra fábrica em Vespasiano, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH). Com os aportes, a capacidade produtiva das três plantas, que já se encontra próxima do limite, aumentará em cerca de 40%. Juntas, apenas as unidades mineiras respondem por 70% dos cabos de aço para pneus.
As informações são do CEO da Belgo Bekaert, Ricardo Garcia. “Esse anúncio vem de encontro a uma visão de mercado dos nossos próprios clientes, diante da aposta na retomada do setor automotivo brasileiro, que têm investido em expansão. Como nosso produto é fundamental para a composição, queremos estar preparados para esse aumento da demanda”, explica.
O conteúdo continua após o "Você pode gostar".
Garcia lembra que o setor foi um dos mais atingidos pela crise imposta pela pandemia de Covid-19 e que agora ensaia uma recuperação. Da mesma maneira, o mercado de pneus está aquecido e com previsão de crescimento para os próximos anos. Segundo o executivo, os níveis pré-crise ainda não foram retomados, mas o desempenho está bem acima do apurado em 2020.
“As vendas de pneus estão com crescimento da ordem de 34% em relação a 2020. A produção de veículos tem crescido na mesma proporção. Nosso desempenho tem seguido basicamente esse ritmo. O nível de atividade econômica do País puxa os números”, avalia.
Por fim, Garcia fala que além da própria aposta no mercado e a necessidade de aumento de capacidade de produção, também motivaram o investimento o incremento de novas tecnologias e o ganho de competitividade no mercado. “Concorremos com marcas globais. Temos que estar no estado da arte não apenas no quesito qualidade, mas também em termos de custos e competitividade”, conclui.
Belgo Bekaert
A Belgo Bekaert é líder brasileira na transformação de arames de aço desde sua criação, fruto da parceria estratégica no Brasil entre a ArcelorMittal e a Bekaert. A empresa atua nos segmentos de agronegócios, cercamentos, construção civil, automotivo, solda, aplicações especiais e indústria petrolífera, oferecendo um mix de produtos e serviços que atendem com tecnologia de ponta, confiabilidade e qualidade aos mais diversos perfis de clientes.
A Bekaert e a ArcelorMittal operam atualmente nove fábricas no Brasil, por meio de uma parceria estratégica no País. Na Belgo Bekaert estão incluídas as unidades de produção de arame de aço em Contagem (MG), Sabará (MG), Osasco (SP) e Feira de Santana (BA) e a divisão acionária é de 55% para ArcelorMittal e 45% para Bekaert. Já na Belgo-Mineira Bekaert (BMB), a parceria abrange as plantas de produção de steel cord de Itaúna (MG), Vespasiano (MG) e Sumaré (SP). A Bekaert possui 44,5% e a ArcelorMittal detém 55,5% das ações.
Recentemente a empresa lançou sua loja on-line. O foco inicial será em produtos soluções para o agronegócio, mas o canal vai ofertar também produtos e soluções para cercamento urbano, construção civil e solda. Com o novo canal, a empresa se tornou a única produtora de arames a oferecer venda direta digital para os clientes finais. A expectativa é que, em três anos, 5% do volume das vendas anuais destes segmentos ocorram na modalidade on-line.
Ouça a rádio de Minas