Economia

Bolsonaro dá aval para entrada do País em Acordo de Compras Públicas da OMC

Bolsonaro dá aval para entrada do País em Acordo de Compras Públicas da OMC
Segundo presidente, governo buscará licitações mais transparentes e com concorrência externa - Crédito: Antonio Cruz/ Agência Brasil

São Paulo – O presidente Jair Bolsonaro afirmou ontem, em publicação no Twitter, que autorizou o início do processo de entrada do Brasil no Acordo de Compras Públicas da Organização Mundial do Comércio (OMC), que permite um tratamento isonômico a empresas estrangeiras interessadas em participar de licitações e concorrências públicas no País.

“Autorizei o início da acessão do Brasil ao Acordo de Compras Públicas da OMC. Em respeito ao dinheiro do pagador de imposto, buscaremos licitações mais transparentes e com ampla concorrência internacional, abrindo ainda um mercado de US$ 1,7 trilhão/ano para empresas brasileiras”, disse Bolsonaro.

O ministro da Economia, Paulo Guedes, já havia afirmado nesta semana em Davos, onde participa do Fórum Econômico Mundial, que o Brasil iria aderir ao acordo internacional de compras governamentais.

Segundo Guedes, a medida representa um “ataque frontal à corrupção” e mais um passo na busca pelo País de entrar “na primeira divisão de melhores práticas”.

Na semana passada, o Brasil recebeu o apoio do governo dos Estados Unidos para entrar na Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE). A associação ao organismo é vista como um selo de aprovação que aumentaria a confiança dos investidores no governo e na economia do Brasil. (Reuters)

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas