Economia

BR-262: ANTT aprova edital de concessão da Rota do Zebu, entre Uberaba e Betim

Leilão está previsto para acontecer no dia 31 de outubro, na B3
Atualizado em 22 de julho de 2024 • 21:40
BR-262: ANTT aprova edital de concessão da Rota do Zebu, entre Uberaba e Betim
A BR-262, em Minas Gerais | Foto: Divulgação PRF

A Diretoria Colegiada da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT) aprovou, em reunião extraordinária nesta segunda-feira (22), o edital de concessão do trecho da BR-262, entre Uberaba, no Triângulo Mineiro, e Betim, na Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH).

O documento com as informações da cessão estará disponível nesta terça-feira (23) no site da autarquia federal e o leilão com os interessados será realizado dia 31 de outubro, na B3, em São Paulo.

Batizado de “Rota do Zebu”, o segmento da rodovia mineira possui 438,9 quilômetros (km) de extensão e, atualmente, é administrado pela Concebra, concessionária controlada pelo grupo Triunfo.

Com a relicitação, que marca a extinção do contrato em curso de forma amigável, a estrada será concedida para uma nova empresa pelo período de 30 anos. A previsão é que a vencedora do certame assine o acordo com a União até fevereiro de 2025.

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A futura administradora terá que investir quase R$ 8 bilhões no trecho da BR-262, dos quais R$ 4,5 bilhões em ampliações de capacidade, e R$ 3,4 bilhões em serviços operacionais. A taxa interna de recuperação (TIR) do projeto é de 9,21% ao ano.

Estima-se que mais de 62 mil empregos, entre diretos e indiretos, sejam criados a partir da concessão, além da geração de efeito renda.

Veja parte do que será feito na BR-262 a partir da concessão:

  • 44 quilômetros de duplicações,
  • 168,1 quilômetros de faixas adicionais,
  • 4,4 quilômetros de vias marginais,
  • 40 dispositivos e interseções novos e remodelados,
  • 17 passarelas de pedestres novas e remodeladas,
  • 3 passagens de fauna,
  • 1 ponto de parada e descanso,
  • alongamento de rotatórias,
  • introdução de rampa de escape e barreira anti-ruído.

“A rota tem papel fundamental dentro da rede rodoviária nacional por interligar os polos de Belo Horizonte, Uberaba e Uberlândia, a qual é considerada de expressiva importância econômica para o escoamento de minério, produtos agrícolas e consumo em geral”, enfatizou o relator do processo e diretor da ANTT, Guilherme Theo Sampaio, durante o encontro do colegiado. 

Concessão da Rota Sertaneja

Além da Rota do Zebu, a União vai relicitar outra fatia da BR-262 gerida pela Concebra. O trecho tem 350,1 km e faz parte do lote que também inclui a BR-153, totalizando 530,6 km de extensão.

Conhecido como Rota Sertaneja, o segmento faz ligação entre Goiânia (Goiás) e as cidades mineiras de Uberaba e Fronteira – ambas na região do Triângulo –, com a importância de promover a logística regional de escoamento, sobretudo da produção agrícola de soja e milho. 

No site da agência, consta a estimativa de realização do leilão desta parcela da rodovia para o último trimestre de 2025. Entretanto, no dia 11 de julho, o Ministério dos Transportes solicitou a suspensão do projeto por se encontrar em avaliação pela Infra S.A – empresa que estrutura os projetos – a otimização contratual parcial do contrato da atual concessionária, conforme Sampaio. 

Quando a rodovia for relicitada, a companhia que ganhar o certame será responsável pela estrada durante 30 anos. Ao longo deste tempo, a nova gestora terá que aportar cerca de R$ 9,4 bilhões no trecho concedido, sendo R$ 5,3 bilhões em melhorias, incluindo obras, e R$ 4,1 bilhões em serviços operacionais.

Aproximadamente 77 mil empregos diretos e indiretos devem ser gerados com a concessão, fora a geração de efeito renda e o desenvolvimento das regiões. 

Melhorias previstas na Rota Sertaneja: 

  • 43,3 quilômetros de duplicações,
  • 31,8 quilômetros de faixas adicionais,
  • 4,9 quilômetros de vias marginais,
  • 46 dispositivos e interseções novos e remodelados,
  • 6 passarelas de pedestres novas e remodeladas,
  • 5 passagens de fauna,
  • 1 ponto de parada e descanso

Interesse da EPR 

Tanto a Rota Sertaneja quanto a Rota do Zebu da BR-262, estão na lista de projetos em que a EPR mantém interesse em participar dos leilões. A concessionária já administra três lotes rodoviários em Minas Gerais, sendo eles: Triângulo Mineiro, Sul de Minas e Varginha-Furnas; e, no dia 6 de agosto, assume mais um: a BR-040, entre Belo Horizonte e Juiz de Fora, na Zona da Mata.

Em recente visita ao Diário do Comércio, o diretor do Grupo EPR, Roberto Longman, e o diretor-executivo da EPR Via Mineira (braço responsável pela BR-040), Eric de Almeida, disseram que a companhia está acompanhando de perto os processos de concessões. Segundo eles, a BR-381 e os outros trechos da própria 040 também são monitorados pela empresa.

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