Lideranças políticas pedem a duplicação da BR-262

Leia os destaques desta semana dos associados do Sindijori-MG

2 de fevereiro de 2024 às 5h15

img
Crédito: Divulgação/PRF

Prefeitos, deputados, vereadores e demais lideranças políticas de mais de 30 municípios das regiões do Alto Paranaíba, Triângulo Mineiro e Centro-Oeste reuniram-se, em Araxá, com o diretor-geral da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), Rafael Vitale, para reivindicar a duplicação da BR-262 de Uberaba a Bom Despacho que não está prevista no novo edital de concessão da rodovia, que contempla somente terceiras faixas e áreas de escape e será lançado até abril próximo.

Os presentes lotaram o Salão Minas Gerais do Tauá Grande Hotel (Clarin.net – Araxá)

Pirapora recebe mais 200 Cartões Feira

A Secretaria da Família e Políticas Sociais (Sefam) da Prefeitura de Pirapora, junto com a Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Agricultura, Emprego e Renda (Sedeare) entregou mais 200 Cartões Feira para a população ribeirinha.

O programa foi projetado para solucionar a insegurança alimentar das famílias, incluir alimentos de qualidade na dieta e movimentar a economia de Pirapora. Com a entrega de sábado o município completa 800 beneficiados. O programa foi criado para atender 1.000 famílias, a próxima e última etapa está prevista neste mês de fevereiro. (Novo Jornal de Notícias – Montes Claros)

Universidade em mais da metade de MG

Universidade do Vale de Jequitinhonha e Mucuri está presente em mais da metade do estado de Minas Gerais. Além de ter campus nas cidades de Diamantina, Janaúba, Teófilo Otoni e Unaí, a universidade também conta com mais de 40 polos de Educação a Distância no estado. Isso significa que a universidade alcança mais da metade do território mineiro, abrangendo as regiões dos Vales do Jequitinhonha e do Mucuri, Noroeste e Norte de Minas.

As oportunidades para usufruir de uma educação pública, federal e de qualidade estão em mais de 50 cursos de graduação, nas modalidades presencial e a distância. Só pelo Sistema de Seleção Unificada (Sisu), a UFVJM está oferecendo, neste ano de 2024, quase 2 mil vagas. Já pela Seleção Seriada (Sasi), processo seletivo realizado pela própria universidade, são mais de 653 vagas. E ainda tem os programas de mestrado e doutorado, que já somam 24; e 10 cursos de especialização em todas as áreas do conhecimento. (Diário Tribuna – Teófilo Otoni)

Pagamentos da Lei de Cultura na terça-feira

A Lei Paulo Gustavo, Lei Complementar nº 195, de 8 de julho de 2022, foi criada para incentivar a cultura e garantir ações emergenciais, em especial as demandadas pelas consequências do período da pandemia de Covid-19 no Brasil.

Porém, desde a criação da lei até a verba chegar às prefeituras, o processo foi muito lento e somente agora os artistas estão começando a receber os valores referentes aos seus projetos aprovados. Em Divinópolis, os artistas, que aguardavam o pagamento até dezembro de 2023, foram surpreendidos com a prorrogação da lei.

Segundo a prefeitura de Divinópolis, os empenhos para pagamento da LPG começarão na próxima terça-feira. (Jornal Agora – Divinópolis)

Aiuruoca mapeia estradas rurais

Até o presente momento, não se tinha um estudo da malha viária rural de Aiuruoca nem também a quantidade de pontes, de mata-burros e galerias pluviais existentes no território municipal. A prefeitura iniciou um estudo coletando dados e fazendo demarcações através de sistemas como GPS (Global Positioning System) e demais tecnologias.

O estudo final apurou que nos 650.069 km² do município de Aiuruoca existem quase 300 estradas rurais de terra que totalizam 1.345 km. (Jornal Panorama – Caxambu)

Investigações de escravidão aumentam

O número de investigações abertas para apurar denúncias relacionadas ao trabalho análogo à escravidão quase dobrou em Uberlândia e região, conforme dados divulgados pela Polícia Federal (PF). Segundo a PF, no ano passado foram conduzidas 24 investigações destes casos, o que equivale a um aumento de 84% em relação a 2022, quando foram registradas 13 averiguações da mesma natureza.

Além de Uberlândia, o levantamento abrange outras 61 localidades, considerando o Triângulo Mineiro, Alto Paranaíba e parte do Noroeste de Minas. Em relação às investigações conduzidas ao longo de 2023, dos 24 resultados obtidos, 16 resultaram na instauração de inquérito policial. (Diário de Uberlândia)

Secretário visita Santuário de Cássia

O secretário de Cultura e Turismo de Minas Gerais, Leônidas Oliveira, esteve no Santuário de Santa Rita de Cássia, em Cássia. Foi uma visita exclusiva para conhecer o santuário e conversar sobre o potencial do turismo religioso em Minas Gerais, estado em que o turismo mais cresceu no Brasil entre janeiro e novembro de 2023, segundo o Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

Padre Michel Pires, reitor do santuário, apresentou o local, maior do mundo dedicado à Santa Rita de Cássia, e contou sobre a história e a construção dele. (Midia Brasil – Guaxupé)

Pesquisas de intenção de compras

O Geesul, representado pelo seu fundador, Guilherme Vivaldi, participou de uma reunião na Associação Comercial de Varginha (Aciv), onde foi recebido pelo presidente, André Yuki, e pela responsável pelo departamento comercial, Juliana Oliveira.

Entre os assuntos debatidos, a realização de pesquisas conjuntas, como Intenção de Compras, Confiança do Empresário e ICB. O presidente da Aciv, André Yuki, sugeriu ampliar as possibilidades de pesquisas com empresários e consumidores, para trazer informações relevantes e atualizadas para os associados. (Gazeta de Varginha – Varginha)

Estradas são interditadas no Mucuri

Fortes chuvas que estão atingindo diversas cidades do Vale do Mucuri têm causado inúmeros transtornos, com estradas interditadas e diversas pessoas estão sem conseguir se deslocar, inclusive para atendimento médico.

A ponte que liga Umburatiba a Nanuque, assim como o trecho que faz a ligação de Carlos Chagas com o distrito de São Pedro, estão comprometidos devido aos efeitos das tempestades. A MG-105, entre Águas Formosas e Crisólita, está interditada por causa de erosão, impedindo qualquer tipo de trânsito. (Jornal Em Tempo – Nanuque)

O DIÁRIO DO COMÉRCIO, em parceria com o Sindijori-MG, mantém um espaço de interação com os municípios mineiros através de seus veículos associados. A coluna Integra Minas é publicada às sextas-feiras e tem o objetivo de aproximar questões que impactam o ambiente econômico e empresarial do Estado em uma via de mão dupla, trazendo e levando informações criando uma rede que “Integra Minas”.

Tags:
Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

Siga-nos nas redes sociais

Comentários

    Receba novidades no seu e-mail

    Ao preencher e enviar o formulário, você concorda com a nossa Política de Privacidade e Termos de Uso.

    Facebook LinkedIn Twitter YouTube Instagram Telegram

    Siga-nos nas redes sociais

    Fique por dentro!
    Cadastre-se e receba os nossos principais conteúdos por e-mail