Economia

BR-381: cobrança de pedágios em Caeté e João Monlevade começa em setembro

O valor a ser cobrado depende da ANTT, mas o contrato de concessão possui valores de referência, em torno de R$ 12 e R$ 14
BR-381: cobrança de pedágios em Caeté e João Monlevade começa em setembro
Foto: Agência Brasil / Arquivo

O início da cobrança de pedágios na BR-381, a chamada “Rodovia da Morte”, deve começar em setembro com o funcionamento de duas praças: em Caeté e em João Monlevade. O valor a ser cobrado depende da Agência Nacional de Transportes Terrestres (ANTT), responsável pelos cálculos, e deve ser divulgado quando o órgão federal autorizar a tarifação. O contrato possui valores de referência, em torno de R$ 12 e R$ 14.

Conforme dados divulgados pela gerência de operações da concessionária Nova 381, a implantação das praças de pedágio foi realizada antes em decorrência do adiantamento nas obras de recuperação e melhoria das condições da rodovia. Já em relação às praças de Jaguaraçu, Belo Oriente e Governador Valadares, o início da cobrança deve acontecer em novembro.

Manifestação contrária ao pedágio

Contrário à instalação das praças de pedágio antes das obras, o deputado estadual Delegado Christiano Xavier (PSD) apresentou um requerimento aprovado na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) solicitando que seja encaminhado à ANTT um pedido de providências para a realização de um estudo de viabilidade visando à isenção do pagamento da tarifa do pedágio a ser instalado na BR-381 para os veículos emplacados em Caeté e nos municípios de Bom Jesus do Amparo e Nova União.

Na avaliação do deputado, as obras de duplicação da BR-381 são um clamor antigo das comunidades, mas o pedágio antecipado é injusto. “Essa taxação antes das obras pegou a todos de surpresa, onerando de forma exorbitante, sem nenhuma melhoria imediata das vias. Primeiramente deveria acontecer o trabalho de desapropriação e das efetivas obras”, ressalta.

De acordo com a concessionária Nova 381, as máquinas para duplicação já devem começar a ser vistas na pista no segundo semestre de 2026. A concessionária terá oito anos para entregar toda a duplicação prevista no acordo. O contrato assinado junto ao governo federal prevê que a Nova 381 administre a rodovia até o ano 2055.

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