Economia

BR-381 ganha trevo em São Gonçalo do Rio Abaixo

Prefeitura investiu R$ 50 milhões com recursos próprios, com o intuito de facilitar o acesso ao município e conceder mais segurança a quem trafega na região
BR-381 ganha trevo em São Gonçalo do Rio Abaixo
Foto: Jhonne Starlen

A prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo, na região Central de Minas Gerais, vai inaugurar no próximo dia 27 de junho, após dois anos de obras, o trevo da BR-381 que dá acesso à cidade. O ministro de Minas e Energia, Alexandre Silveira (PSD), deve participar da inauguração.

A prefeitura investiu R$ 50 milhões com recursos próprios no equipamento, com o intuito de facilitar o acesso ao município. Conforme o vice-prefeito, Leandro Amora de Castro (PSB), o investimento visa a ampliação logística e industrial da cidade e é um marco para o município. “Do ponto de vista de infraestrutura, o trevo vai melhorar o acesso, o tráfego e conferir mais segurança, minimizando os riscos de acidentes”, diz.

A obra também é parte integrante de outras duas intervenções previstas para a cidade e estabelece conexões diretas com três principais áreas industriais do município. “São obras planejadas e integrativas, que pensam o futuro e o desenvolvimento da cidade”, complementa o vice-prefeito.

Castro considera, dessa forma, o trevo como um grande instrumento para o desenvolvimento econômico de São Gonçalo do Rio Abaixo. Segundo ele, com o acesso mais ágil e facilitado, o município torna-se mais atrativo para novos investimentos.

Outro ponto importante é que o trevo tirará o fluxo pesado do centro histórico da cidade. “(O trevo) vai permitir uma melhor preservação de todo o patrimônio arquitetônico que possuímos, preservando nossa cultura e nossa história e fomentando o turismo local”, argumenta.

Localizada entre a Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH) e o Vale do Aço, significativo arranjo industrial do Estado, a obra reúne 1,4 quilômetro (km) de pista duplicada, conexão direta com as áreas industriais do município, iluminação em LED, rotatórias mais modernas e um túnel, formando uma estrutura com foco em eficiência, sustentabilidade e visão estratégica.

Contrato de concessão da BR-381

A inauguração do trevo de São Gonçalo do Rio Abaixo soma-se às melhorias esperadas no trecho de 303 quilômetros, concedidos este ano pelo governo federal à iniciativa privada. A expectativa da Prefeitura de São Gonçalo do Rio Abaixo é que, juntas, as benfeitorias reforcem o desenvolvimento da região e coloquem o município em uma posição ainda mais privilegiada para os negócios.

O ministro Alexandre Silveira, que é esperado na inauguração, relembra da época que foi diretor-geral do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), quando conseguiu tirar do papel algumas obras viárias ao longo da BR-381, principalmente no Vale do Aço e na região Central do Estado.

“Foram obras que serviram de alicerce para o projeto de duplicação da rodovia, que depois de anos conseguimos tirar do papel. Agora, o mesmo aconteceu com este trevo em São Gonçalo do Rio Abaixo, que está sendo concluído pela prefeitura. A obra foi acompanhada de perto pelo Dnit, pois o trevo é estratégico para integrar a duplicação da BR-381, e vai beneficiar toda a região. Tenho certeza que este é mais um passo fundamental para que a tão sonhada duplicação da rodovia seja concluída”, diz.

O trecho concedido pelo governo federal abrange 303,4 km de extensão, ligando Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, e é fundamental para o escoamento da produção, já que atravessa o Vale do Aço e conecta os estados de Minas Gerais, São Paulo e Espírito Santo.

Desde a instalação da Mina Brucutu – um dos maiores complexos de extração e beneficiamento de minério de ferro do mundo, operado pela Vale -, São Gonçalo do Rio Abaixo vem se preparando para expandir sua vocação econômica além da mineração. Para isso, o município vem desenvolvendo um conjunto sólido de leis voltadas à atração de investimentos e à diversificação da economia local.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas