Economia

BR-381 tem obras de duplicação garantidas até setembro

As obras de duplicação e modernização da BR-381, mais conhecida como “Rodovia da Morte”, em Minas Gerais, no trecho que liga Belo Horizonte a Governador Valadares, no Vale do Rio Doce, estão garantidas pelo menos até setembro. É que a bancada mineira no Congresso conseguiu impedir que R$ 51 milhões fossem retirados do orçamento do Ministério dos Transportes, Portos e Aviação Civil e realocados no Ministério da Saúde. Os recursos garantem apenas mais dois meses de intervenções na rodovia federal que corta Minas Gerais. Por isso, de acordo com o deputado federal e vice-presidente da Câmara, Fábio Ramalho (MDB), deputados e senadores mineiros já se articulam para assegurar outros R$ 100 milhões e estender os trabalhos até o fim de 2018. “Com esse primeiro pleito, a bancada mineira, sob minha coordenação, mostrou-se suficientemente unida e forte, provando ao governo que ele não pode tomar medidas sem nos consultar. Agora, já estamos nos articulando para garantir outros recursos, de maneira que a obra chegue até o fim do ano em execução”, ressaltou. Conforme Ramalho, a meta é garantir a duplicação de mais 26 quilômetros e a abertura dos túneis. Para isso, seriam necessários outros R$ 100 milhões aproximadamente. “Para não desmontar o canteiro de obras que incluem os lotes 7A e 7B, interrompendo a duplicação do trecho de 37 quilômetros entre o trevo de Caeté e o de Barão de Cocais até o final do ano, o Consórcio Brasil/Mota/Engesur precisa de pelo menos mais R$110 milhões para vencer o mês de dezembro honrando seus compromissos”, explicou. A verba garante também a continuidade do lote 3.1, de 28,6 quilômetros, que vai do trevo da Rodovia MG-320 (Jaguaraçu) até o Ribeirão da Prainha. O viaduto de 600 metros após o trevo de Caeté será liberado em 20 dias, garantiu o deputado. Conforme já publicado, o orçamento inicial previsto para o atual exercício era de R$ 500 milhões. No entanto, os recursos liberados estão aquém do necessário para a execução dos trabalhos. Até o momento, foram liberados pela União apenas R$ 228 milhões, dos quais R$ 51,5 milhões seriam cortados. Já o projeto como um todo foi orçado em R$ 4 bilhões em 2013, quando foi autorizada a ordem de serviço para a duplicação da rodovia BR-381-MG Norte, que segue de Belo Horizonte a Governador Valadares. Desde então, a BR já recebeu aporte de quase R$ 1 bilhão. Carta – No fim do mês passado, o Movimento Nova 381 enviou uma carta ao presidente Michel Temer e ao Congresso Nacional expondo a situação do projeto e as necessidades das obras. “As obras foram iniciadas em 2014. Em 2018, temos dois lotes finalizados e dois lotes em execução. Entretanto, não existem ainda pistas duplicadas concluídas e disponíveis ao tráfego gerando o benefício direto para a sociedade. Nos lotes 7 e 3.1, em execução, as obras avançam para entrega de cerca de 20 quilômetros duplicados até dezembro de 2018. (…) A situação das obras impactará o trânsito, a economia e a vida dos mais de 70 mil transeuntes diários e mais de 3 milhões do entorno que dela dependem”, diz o documento assinado pelo coordenador do movimento, Luciano Araújo, e diferentes entidades empresariais e da sociedade civil de Minas Gerais. As obras na rodovia preveem a duplicação e modernização de 303 quilômetros. Segundo o Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (Dnit), o empreendimento é considerado prioritário pelo governo federal e vai garantir a redução do número de curvas e, consequentemente, trará mais segurança para os usuários e diminuição no tempo de viagem. Além disso, em vez do asfalto, está sendo usado o concreto, que garante durabilidade três vezes maior, baixa necessidade de manutenção e conservação, maior visibilidade da pista e redução de aquaplanagem.

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