Brasil abre 85.147 vagas formais de trabalho em outubro, abaixo da expectativa, mostra Caged
O Brasil abriu 85.147 vagas formais de trabalho em outubro, segundo dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), divulgados nesta quinta-feira (27) pelo Ministério do Trabalho e Emprego.
O resultado do mês passado foi fruto de 2.271.460 admissões e 2.186.313 desligamentos e ficou bem abaixo da expectativa de economistas apontada em pesquisa da Reuters de criação líquida de 105.000 vagas.
O saldo de outubro foi o pior já registrado para o mês na série histórica do Novo Caged, que contabiliza dados desde 2020. No mesmo mês em 2024, foram criados 131.424 postos de trabalho.
- Leia também: Brasil abre 213.002 vagas formais de trabalho em setembro e supera estimativas, mostra Caged
No acumulado do ano até outubro, foi registrada abertura de 1.800.650 vagas, total inferior ao de 2024, que teve saldo positivo de 2.126.843 no mesmo período, e o terceiro pior resultado da série histórica.
Dos cinco grupamentos de atividades econômicas, apenas dois registraram saldos positivos de vagas em outubro. O setor de serviços liderou a abertura, com 82.436 postos, seguido pelo comércio, com 25.592.
No lado negativo, a construção fechou 2.875 postos, enquanto os setores de agropecuária e indústria registraram fechamento de 9.917 e 10.092 vagas, respectivamente, segundo dados sem ajustes com informações prestadas pelas empresas fora do prazo.
O ministro do Trabalho, Luiz Marinho, apontou elementos sazonais agropecuários como um dos fatores que afetaram o resultado do setor no mês passado e voltou a defender que o Banco Central avalie afrouxar sua política monetária para não desacelerar a atividade econômica, e consequentemente a criação de empregos. Contudo, ele citou fatores que acredita terem potencial de impulsionar a economia em 2026.
“Acredito sinceramente que algumas decisões tomadas vão ajudar o ano que vem na economia, em particular o aumento real do salário mínimo que acontecerá a partir de janeiro também. Pelos dados do arcabouço, crescimento real de 2,5%”, disse. “Teremos também a isenção do Imposto de Renda, isso também vai ajudar a economia.”
Para o economista sênior do Inter, André Valério, o resultado reforça a tendência de acomodação na margem do emprego e vai ao encontro de dados da Pesquisa Nacional por Amostra de Domicílios (Pnad) que, segundo ele, apontam que o mercado de trabalho está próximo do pico.
“O Caged reforça essa visão, com a média móvel de 6 meses das admissões mantendo tendência de queda”, disse em nota. “Ainda assim, esperamos que o mercado de trabalho mantenha robustez no restante desse ano e ao longo do ano que vem, perdendo dinamismo de maneira gradual. Esperamos uma taxa de desemprego de 5,5% ao final desse ano e de 6,4% ao final de 2026.”
Marinho também afirmou que deve levar para análise do presidente Luiz Inácio Lula da Silva no primeiro trimestre de 2026 a possibilidade de liberação de saldos do Fundo de Garantia por Tempo de Serviço retidos por adesão ao saque-aniversário.
“Ainda tem o pedido de trabalhadores hoje com seu Fundo de Garantia retido mesmo demitidos. Uma ordem de 13 milhões… por conta da lei do saque-aniversário”, disse. “Tem possibilidade de, no começo do ano, a gente criar condição, discutir com o presidente de novo e liberar esses recursos.”
Conteúdo distribuído por Reuters
Ouça a rádio de Minas