Economia

BRT Amazonas: escolhido consórcio para elaborar projeto

Reunião para dar início ao desenvolvimento do BRT Amazonas deverá ser realizada nos próximos dias
BRT Amazonas: escolhido consórcio para elaborar projeto
Crédito: Alessandro Carvalho

O Consórcio Certare Architectus foi selecionado, por meio de licitação, para elaborar os estudos e projetos do BRT Amazonas, em Belo Horizonte. A informação foi publicada nesta quarta-feira (29) no Diário Oficial do Município (DOM). O serviço tem prazo de 30 meses para a execução. A previsão é que as obras comecem apenas em 2026. Esta etapa do projeto está orçada em R$ 19 milhões.

A reunião para dar início ao desenvolvimento do BRT Amazonas deverá ser realizada nos próximos dias.

O contrato tem como objetivo a criação do projeto de Melhoria da Mobilidade e Inclusão Urbana no corredor Amazonas (BRT Amazonas). Em uma extensão aproximada de 24 km, serão criadas faixas exclusivas para o transporte coletivo e adequação de várias vias transversais, abrigos para passageiros em pontos de ônibus e readequação de calçadas com foco na acessibilidade.

O projeto do BRT Amazonas contempla o tratamento prioritário para o sistema de transporte público e coletivo por ônibus que atende ao Vetor Oeste da Capital (regiões Central, Oeste e Barreiro) e à Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), tendo como eixo estruturante a avenida Amazonas.

Há previsão ainda de melhoria urbana da Vila Cabana do Pai Tomás, na região Oeste de Belo Horizonte, com o desenvolvimento de obras de infraestrutura, como a construção de ruas e vielas e intervenções em locais com risco geológico.

Os estudos e projetos a serem desenvolvidos proporcionarão a implantação de faixas exclusivas de ônibus, estações de transferência e de um canteiro central permeável, todos com paisagismo incluído, além da requalificação das calçadas e pavimento. A proposta é integrar renovação urbana com transporte sustentável no Vetor Oeste, melhorar a circulação de quem utiliza o transporte público, a caminhabilidade e a segurança viária.

Com o BRT Amazonas o objetivo será favorecer as pessoas que precisam do transporte coletivo, inclusive reduzindo o tempo de viagens para 835 mil passageiros/dia do transporte público, gerar empregos e promover a renovação urbana.

No mês passado, as prefeituras de Belo Horizonte, Contagem e o governo de Minas Gerais assinaram um protocolo de intenções para o compartilhamento de informações que serão utilizadas para promover a integração dos sistemas de transporte dos municípios da região metropolitana ao BRT Amazonas. A intenção é que a troca de dados contribua para um modelo de mobilidade urbana metropolitana mais efetivo.

Ainda em 2022, a Prefeitura de Belo Horizonte e o Banco Mundial lançaram o Programa Mobilidade e Inclusão Urbana, com objetivo de trazer melhorias para comunidades estratégicas da cidade. Os investimentos somam US$ 100 milhões, destinados a projetos e obras de mobilidade, urbanização e gerenciamento.

Rádio Itatiaia

Ouça a rádio de Minas